@agoracorre

Muitas pessoas estão me perguntando se este é um bom momento para começar a correr.

No momento, os especialistas em saúde estão incentivando exercícios externos individuais para o bem-estar físico e psicológico.
Muitas pessoas estão me perguntando se este é um bom momento para começar a correr.
Atleta: Dra Giulia Pansera (@giulirp)
Em 08/05/2020 às 19:14

No momento, os especialistas em saúde estão incentivando exercícios externos individuais para o bem-estar físico e psicológico. Supondo que as autoridades governamentais ainda permitam que as pessoas saiam para se exercitar individualmente ou com familiares em um futuro próximo, digo que sim, agora é um bom momento para iniciar um programa de corrida.

Separei algumas dicas de como executar, levando as restrições em consideração:

1. Não tente um novo programa de exercícios se não estiver se sentindo bem. 

Se você estiver doente não é hora de introduzir até pequenas quantidades de execução em sua rotina. Fique bom primeiro.

2. Você precisa fazer isso sozinho ou com alguém com quem convive em casa. 

Não há amigos no momento.

3. Progrida no seu próprio ritmo.

Esta é uma progressão suave de 30 minutos de caminhada para 30 minutos de corrida em 12 estágios diferentes. 

Sim, você pode fazer isso em 12 semanas. Mas você também pode diminuir a velocidade para levar o tempo que precisar, passando duas semanas ou mais em determinados estágios até se sentir confortável em cada nível.

O oposto também é verdadeiro. Você pode pular etapas ou combiná-las e concluir o programa em menos de 12 semanas, se você já foi corredor em algum momento de seu passado recente. Mas a maioria das pessoas precisará de mais de 12 semanas e não há nada de errado nisso.

4. Certifique-se de que você pode caminhar por 30 minutos por vez antes de tentar correr .

Se você não estiver caminhando regularmente e tentar passar direto de um estilo de vida sedentário para a corrida, pulando as partes da caminhada, aumentará o risco de lesões . E a última coisa que você deseja fazer durante esta pandemia é ter uma lesão, certo? Então, por favor, erre no lado da cautela. Em caso de dúvida, ande. E se você sentir alguma dor, pare. Você está aprendendo a correr para se tornar mais saudável, e não causar danos.

5. Corra devagar primeiro.

Durante seus primeiros dias de corrida, seu ritmo deve ser apenas ligeiramente mais rápido – ou exatamente a mesma velocidade – do seu ritmo de caminhada. O que mais atrapalha as pessoas que esperam ser corredores é a sensação de não ter ar suficiente. Não é uma sensação agradável. E se você estiver correndo rápido demais, provavelmente se sentirá ofegante.

Portanto, vá devagar, principalmente no início. Não se preocupe com velocidade ou distância percorrida. Simplesmente não importa. Você deve conseguir falar, pelo menos um pouco, enquanto estiver andando e correndo. Se você não consegue, pode ser sinal de que está indo rápido demais. 

6. Faça um cronograma para si mesmo e cumpra-o.

A consistência é importante, e especialmente agora nos dias em que os horários foram subitamente alterados e parece que temos muito mais tempo. 

Reserve um tempo todas as noites para planejar a caminhada ou a corrida no dia seguinte. Você não deve passar mais de um dia sem se exercitar. Se a diferença aumentar para dois ou três dias ou mais, você estará basicamente recomeçando cada vez que sair pela porta. 

Agora se quiser realizar seus treinamentos, dê uma olhada no link abaixo indicado pelo BeBang. Várias distâncias e intensidades de planilha de acordo com sua necessidade: https://assessoriaesportivajm.com.br/treinamentosonlinedecorrida/

Texto collab com @agoracorre
Atleta na foto em destaque: @giulirp