Melhore a corrida com foco no balanço, movimento e equilíbrio dos braços
Quando o assunto é corrida, pés e pernas são o foco. Muito se fala em passadas, aquecimento e alongamento dos membros inferiores, tipos de tênis e até sobre eventuais lesões. Mas o que muitos nem imaginam é que os braços também têm um papel muito importante no desempenho do corredor. “Os braços trabalham como um pêndulo ditando o ritmo das passadas da corrida”, explica o triathlon coach Samuca ao Be Bang.
Coordenação multimembros para uma corrida mais eficaz
Segundo o profissional, apesar de não existir uma posição ideal para os braços, já que isso varia de pessoa pra pessoa, “quanto mais relaxados os ombros estiverem e quanto mais sincronizado for os movimentos dos braços, mais força você consegue aplicar nas passadas e com mais amplitude e frequência”. Por isso, para conseguir melhorar o desempenho, Samuca detalha: “É muito importante trabalhar bem a coordenação multimembros com exercícios específicos, como skipping alto e skipping baixo”.
No skipping, uma espécie de treino para a corrida, pratica-se os mesmos movimentos do exercício, só que de forma exagerada. O treinamento pode ser parado ou em movimento, dependendo da prática do corredor, que precisa trabalhar a coordenação motora entre os membros, além da postura e da força dos membros inferiores.