Descubra como a meditação tem ajudado CEOs de grandes empresas
Na busca pela atenção plena, CEOs de grandes empresas estão recorrendo à meditação em busca de relaxamento e outros benefícios.
Crédito: Net'N Work
Em 01/09/2017 às 08:00
Há algum tempo ter um espaço para divertimento, com jogos de vários tipos e locais de descanso, era uma espécie de “arma secreta” de grandes empresas na busca por criatividade e entusiasmo. A ideia de que funcionário feliz é mais comprometido com o trabalho é certeira, mas não estava se bastando. Por este motivo é cada vez maior o número de CEOs que recorrem à meditação em busca de atenção plena (mindfulness).
Veja alguns benefícios da meditação para empresários – e, também, para os funcionários de suas empresas – listados pela Harvard Business Review:
- Ajuda na concentração – estudos mostram que o treinamento de meditação ajuda a reduzir nossa tendência a distrações, fortalecendo o foco e até aumentando a memória.
- Aumenta a criatividade – se manter relaxado e ver a dificuldade do lado “de fora” são habilidades imprescindíveis para quem precisa de boas ideias.
- Desenvolve habilidades de liderança – colocar em prática as técnicas de mindfulness treina mentes mais ágeis e flexíveis, bases para uma boa liderança.
- Ajuda a gerenciar emoções – meditar afia habilidades como a inteligência emocional, capacidade reconhecer, avaliar e lidar com seus próprios sentimentos e os dos outros.
- Auxilia na capacidade de lidar com adversidades – técnicas de meditação são capazes de melhorar a resiliência, diminuindo a ansiedade e aumentando o desempenho sob estresse.
- Aumenta a paciência e a tranquilidade – trabalhar em equipe (uma grande empresa, por exemplo) significa saber esperar, não receber respostas imediatas, lidar com atrasos de todos os tipos. A meditação promove a calma que grandes gestores precisam para seguir em frente apesar dos problemas.
- Desenvolve a empatia – ouvir e saber se colocar no lugar de outra pessoa é uma habilidade extraordinária e que pode ser desenvolvida com a meditação. Responder um problema com solidariedade pode ser a diferença entre conquistar ou não um bom negócio.
- Melhora o humor – um bom líder deve ser gentil e ter humor para lidar com seus funcionários, habilidades desenvolvidas pela meditação.
- Ajuda a lidar com muito volume de trabalho – receber uma enxurrada de informações e selecionar as mais relevantes para aquele momento é um talento que a meditação ajuda a desenvolver e faz com que o trabalho seja otimizado.