Saiba como proteger a pele e os cabelos durante corridas de longa distância

A dermatologista Karla Assed dá dicas e ensina truques simples para proteger o corpo durante exercícios longos ao ar livre
Saiba como proteger a pele e os cabelos durante corridas de longa distância
Em 03/10/2017 às 08:00

Quem é atleta por profissão ou convicção sabe: pele e cabelos geralmente sofrem durante treinos intermináveis no sol ou no frio, pela ação do vento e até pelas horas a fio presos em um coque ou rabo de cavalo. Mas afinal, como preservar a beleza e principalmente a hidratação do corpo e dos fios mesmo durante grandes competições, como maratonas e triathlon? Em conversa com o Be Bang, a dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology, além de fundadora da All Clinik, no Rio de Janeiro, ensina de forma simples e eficaz como prevenir envelhecimento e ressecamento durante os exercícios.

Use filtro solar

A Dra. Karla garante que apesar da dica parecer batida, é fundamental para a saúde da pele, especialmente durante a prática de esportes. “Tem que usar um filtro resistente a água e ao suor. Indico, inclusive, um bloqueador para barrar mesmo a ação do sol”, explica. E ressalta que como a pessoa vai ficar horas se exercitando, o produto tem que ser resistente e de qualidade: “Atualmente existem filtros próprios para a prática esportiva, que além de tudo não escorrem para os olhos quando o atleta sua”.

E engana-se quem pensa que a dica vale apenas para a pele: “Filtro solar em bastão para os lábios são essenciais para não ressecar. É normal que durante a atividade física a boca resseque e a pessoa fique passando a língua, o que contribui para o ressecamento”.

Para as pessoas que precisam ainda mais de proteção, Karla Assed dá a dica: “Existe também um filtro solar oral para usar 15 dias antes de se expor ao sol. É muito eficiente e complementa a eficácia do produto tradicional”. Para a dermatologista, no entanto, além de todos os cuidados antes dos treinos e da competição é preciso ficar atento à durabilidade do produto: “Em provas muito longas ou com percursos no mar, por exemplo, é necessário reaplicar o filtro. Existem alguns com embalagens em spray, pequenos, que basta borrifar e seguir correndo, sem a necessidade de parar”.

Protetor solar na pele é obrigatório

Karla Assed lembra que o uso do protetor solar é obrigatório em qualquer clima. “Não é só porque o sol não apareceu que o filtro é dispensável. Ele deve ser usado, sim”, orienta. E avisa que em dias mais frios, além da proteção solar, uma hidratação caprichada se faz ainda mais necessária. “Neste caso procure um hidratante mais unguento. A marca Bepantol, por exemplo, tem um produto em spray excelente para proteger os cabelos e em bastão pra boca”, sugere.

Mas, faça chuva ou faça sol, Karla é categórica: “Todos os produtos são muito importantes, mas além deles é fundamental seguir uma boa alimentação e beber bastante água para deixar a pele mais bonita, viçosa e protegida”. E dá uma dica valiosa para quem vai correr e não quer voltar para casa com bolhas nos pés: “Além de proteger os dedos com fita adesiva, aplique uma camada finíssima de vaselina nos calcanhares. Mas tem que ser bem fina mesmo para não escorregar”. Segundo a médica, depois da competição, compressas de água morna e massagens ajudam a aliviar essa parte do corpo.

Cabelos sem danos

Também em contato direto com o sol, a chuva ou o vento, os cabelos merecem atenção especial de quem pratica exercícios físicos ao ar livre. “Use touca se for nadar e antes do exercício aplique um finalizador para hidratar e proteger os fios dos raios UV. Sugiro o produto RD da marca NPPE, que impede que os fios percam sua hidratação normal”, detalha Karla.

Depois dos exercícios, a profissional indica um truque simples: “Misture uma colher de café de vinagre de maçã em 1 litro de água e jogue nos cabelos após o último enxágue. Não deixa cheiro e ajuda a hidratar os fios”.

BeHealthcabeloscorrida de ruacuidadosdermatologistadestaqueExercíciosHábitos saudáveisHidrataçãoKarla AssedMaratonapeleTreinoTriathlon