Hidratação é a palavra chave para garantir mais músculos e massa magra. Entenda
Se o seu objetivo na academia é aumentar a massa muscular – e o de quem não é? – saiba que uma das dicas mais importantes para o pós-treino é beber água para manter seu corpo muito bem hidratado. Uma pesquisa publicada pelo Jornal de Fisiologia Aplicada e divulgada pelo site Bodybuilding concluiu que a hidratação inadequada após os exercícios faz o corpo receber altas doses de cortisol, epinefrina e norepinefrina, os hormônios do estresse.
A consequência disso é que, quando esses hormônios entram em ação, ajudam a quebrar o tecido muscular para acessar a energia que precisa para eliminar esse estresse. Neste momento o corpo entra em estado de catabolismo, o oposto desejado após fazer um exercício. Depois da prática, o esperado é que o corpo se mantenha em estado de anabolismo, construindo novos músculos. Com pouca água, a temperatura aumenta e o catabolismo é inevitável, jogando grande parte de seu esforço no lixo.
Hidratação no pós-treino
Por isso, além de se manter hidratado ao longo do dia ingerindo pequenas porções de água de tempos em tempos, é extremamente importante beber bastante líquido após os treinos. E nunca esqueça: mesmo que a balança aumente alguns gramas por causa dessa hidratação, seus novos músculos serão capazes de manter o metabolismo acelerado por mais tempo, queimando gorduras, que é o que realmente importa.