Harmonize seu quarto e garanta mais qualidade para o sono
Produzir um ambiente propício ao sono é a proposta do Feng Shui Ocidental (FSO), ciência e arte chinesas, de origem filosófica taoista, que têm por objetivo organizar os espaços onde se dorme a fim de atrair influências benéficas da natureza. A diferença do FSO para o feng shui originário da China é o fato dele estar adaptado a vida moderna do Ocidente com todas as suas tecnologias e modernidades.
Segundo o expert em Feng Shui Ocidental, o italiano Rosario Notarrigo, ter um lugar para descansar não é garantia de uma noite tranquila e reconfortante. O especialista esclarece que é preciso prestar atenção onde a cama está posicionada e até nas cores dos lençóis. “As cores das cortinas, das paredes, dos lençóis, das roupas de cama e dos pijamas são muito importantes. Afinal, cada cor passa uma mensagem”, explica ao Be Bang.
Sexo e sono de qualidade
Para quem quer ter uma vida sexual ativa e feliz, Rosario destaca a importância de ter espelhos no ambiente. “Os espelhos têm o poder de apimentar a vida sexual das pessoas, mas se eles não forem colocados nos lugares certos, podem atrapalhar bastante o descanso.”
Leia também:
– Fortalecer a região pélvica é tão importante quanto malhar o corpo. Entenda!
– Meditar é o segredo de atletas para aumentar rendimento e bem estar
– Coach Bueno explica o poder do sono reparador na prevenção contra doenças
“Plantas e flores são românticas, mas é preciso ter todo um cuidado com elas nos quartos. A escolha de um cômodo para ser um quarto ou um escritório exige muita atenção. Como são os cômodos vizinhos, como é o banheiro, como é o barulho do trânsito na rua? Tudo deve ser levado em consideração”, orienta Rosario.
Sono x modernidade
Quadros e pôsteres colocados nas paredes são bem-vindos ao ambiente do quarto e podem proporcionar uma energia benéfica e fortalecedora, mas alguns podem causar pesadelos. Para o homem moderno, as tecnologias também são as grandes responsáveis por impedir uma noite de sono tranquila. “Celulares, computadores e televisões têm influência sobre a qualidade do sono. Vergas (pequenas vigas) no teto do quarto, por exemplo, podem atrapalhar bastante e até causar doenças”, alerta.
Leia também: Ritmo circadiano: entenda os mecanismos que controlam o relógio biológico
“Nos apartamentos modernos, às vezes o quarto serve também de escritório, sala de TV, sala de lazer com jogos eletrônicos ou sala de leitura. Isso é muito comum! É preciso aprender a separar as várias atividades e a terminar algumas ao menos uma hora antes de dormir. Se a pessoa tem insônia ou está estressada, uma hora e meia antes. É claro que precisamos desligar computadores e celulares antes de nos deitar. Imagine passar a noite inteira ouvindo sons de mensagens ou propaganda chegando! Isso atrapalha a estrutura do sono, resultando em cansaço ao acordar.”
Noites mal dormidas aumentam desejo por comida
Segundo Matthew Walker, diretor do Centro de Ciência do Sono Humano da Universidade da Califórnia, em Berkeley, o excesso de eletrônicos à noite contribuem para evitar um descanso tranquilo. De acordo com o estudioso, o cansaço acumulado afeta o humor, a produtividade e a saúde.
Uma meta-análise publicada pelo Jornal de Medicina e Pesquisa do Sono e coordenada pela Universidade de Chicago foi além e constatou que noites mal dormidas levam a desejos súbitos por comida (em especial guloseimas doces), semelhantes aos de quem consome maconha.