Hábitos saudáveis da mãe diminuem em 75% o risco de obesidade nos filhos, diz Harvard

Quando a mãe tem dieta saudável, mantém o peso sob controle, pratica atividade física e não fuma, os filhos também têm a saúde preservada
Hábitos saudáveis da mãe diminuem em 75% o risco de obesidade nos filhos, diz Harvard
46804884 - the happy family relaxing near the sea young mother with the little son, are dressed in striped t-shirts and white shorts, sun glasses, have fun together on a sandy beach on a wooden path against the clear blue sky and the blue sea.
Em 08/08/2018 às 07:00

Se você quer que seu filho aprenda uma lição, ensine pelo exemplo. Essa máxima acaba de ganhar respaldo científico. Um estudo feito por especialistas da Universidade de Harvard concluiu que filhos de mães que combinam cinco hábitos saudáveis têm até 75% menos chances de se tornarem obesos. Quer saber quais são esses poucos e bons hábitos que fez com que as mães mudassem a saúde de seus filhos?

  1. Manter o índice de massa corporal entre 18,5 e 24,9
  2. Não fumar
  3. Praticar exercício físico moderado a vigoroso pelo menos 150 minutos por semana
  4. Não consumir álcool ou consumir moderadamente (de 1,0 a 14,9 g/dia)
  5. Manter uma dieta rica em nutrientes

Para realizar a pesquisa os cientistas acompanharam cerca de 17 mil mulheres e seus mais de 24 mil filhos, crianças e adolescentes com idade entre 9 e 18 anos. No início do estudo nenhuma criança era obesa. Elas foram acompanhadas durante 5 anos, nesse período, 1.282 crianças (5,3%) tornaram-se obesas.

Quanto mais itens da lista acima as mães seguiram, menor foi a elevação de peso e o risco de doenças relacionadas à obesidade nos filhos. A conclusão dos cientistas é que, embora fatores genéticos tenham um papel importante na obesidade, o estilo de vida é capaz de ser ainda mais impactante.

O recado para os pais e mães de plantão: se você se preocupa com a saúde dos seus filhos, é hora de ser o bom exemplo que você quer ensinar.