Fortalecimento muscular é fundamental antes da corrida. Saiba mais

O triathlon coach Samuca explica em entrevista ao Be Bang para que servem os exercícios educativos de corrida
Fortalecimento muscular é fundamental antes da corrida. Saiba mais
Em 31/10/2017 às 08:00

Quem acha que para correr basta apenas calçar um par de tênis e sair por aí está muito enganado. Para a prática correta da corrida é preciso estar atento a alguns detalhes que, além de evitar lesões, vão melhorar o desempenho, evitando o gasto desnecessário de energia. E é aí que entram os exercícios educativos de corrida. Em conversa com o Be Bang, o triathlon coach Samuca, um dos responsáveis por treinar a modelo Babi Beluco para a Maratona de Berlim (veja vídeo acima), explica que além de preparo físico correr exige força muscular, por isso a prática de tais exercícios deve preceder a corrida. “O objetivo desses exercícios é melhorar a coordenação multimembros para obter uma melhora no padrão de movimento e com isso garantir uma corrida mais eficiente”, ensina.

Leia também:
– Dor muscular pós-treino é um bom sinal?
– 10 benefícios da corrida para a sua vida

Membros inferiores precisam de maior cuidado

Como se trata de um exercício de alta intensidade e impacto, os membros inferiores do corpo ficam bastante sobrecarregados durante a corrida. Por isso, para evitar lesões, é necessário o fortalecimento muscular de joelhos, coxas e panturrilhas. Para os joelhos, o profissional indica agachamentos laterais usando apenas o peso do próprio corpo. Em seguida, agachamentos tradicionais seguidos de um salto aumentam a resistência e a potencia de coxas e panturrilhas. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de pousar os pés no solo após os saltos. Segundo o Dr. Moisés Cohen, professor titular e chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unifesp, Presidente da Sociedade Mundial de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Trauma Desportivo, além de Diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte: “É importante que a pessoa apoie bem os dois pés no chão após o salto para que a carga do corpo possa ser distribuída de forma igual na planta do pé, evitando um impacto ainda maior em apenas uma parte do pé”.

Fortalecimento do CORE é fundamental

Há quem pense só no trabalho das pernas e dos pés quando o assunto é corrida. Mas ter o CORE – região que abrange os músculos abdominais, da lombar, da pelve e dos quadris – bem fortalecido é fundamental para manter o equilíbrio do corpo e melhorar a estabilidade e a coordenação durante a corrida. Existem vários exercícios para trabalhar este grupo muscular, mas segundo Samuca os abdominais tradicionais, descolando os ombros do chão em direção as pernas, dobradas num ângulo de 90°, são os mais simples e bastante eficientes.

O resultado deste fortalecimento, de acordo com o artigo “Core Training para melhorar a performance”, publicado pelo NSCA’s Performance Training Journal, é uma infinidade de benefícios, como aumento de energia para acelerar, desacelerar ou mudar a direção do movimento – fatores essenciais na prática esportiva –, redução no risco de lesões, inclusive nas extremidades, que ganham a capacidade de absorver mais força, além dos já citados equilíbrio, estabilidade e coordenação corporal.

BeStrongBoa FormaCorpoCorridaDesempenhodestaqueEnergiaExercíciosExercícios físicosSaúdeTreinoVídeo