Dicas

5 formas de combater o ganho de peso do fim do ano

Já que não dá para escapar da comilança das festas natalinas, saiba como minimizar os danos.
5 formas de combater o ganho de peso do fim do ano
Em 26/12/2018 às 07:00

Já que não dá para escapar da comilança das festas natalinas, saiba como minimizar os danos.

Algumas coisas são inevitáveis durante as festas de fim de ano: filas intermináveis nos shoppings e supermercados, músicas natalinas por todo canto, festas e confraternizações intermináveis e comilança a perder de vista. Se não dá para fugir das armadilhas do fim de ano, o melhor é tentar minimizar os danos.

Escolha o exercício certo:

Se você sabe que vai fazer uma refeição pesada e repleta de carboidratos (e convenhamos, no fim de ano com certeza fará), opte por um treino intervalado de alta intensidade antes da refeição, com repetições que aproximem seu corpo da quebra. Esse tipo de atividade faz com que você esvazie as reservas de glicogênio muscular e esse estoque naturalmente precisará ser substituído. E o que seu corpo vai utilizar para essa tarefa? Os carboidratos que você vai ingerir e que, de outra maneira, seriam armazenados como gordura corporal. E não ter uma academia por perto não é desculpa, invista em corrida, bicicleta, corda, exercícios funcionais, etc.

Coma alguma proteína de aperitivo

Antes de entrar no táxi rumo a um banquete coma um pequeno lanche de proteína, como algumas claras de ovos mexidos e legumes, um pequeno peito de frango ou meia xícara de queijo cottage. A explicação é simples: a proteína dá saciedade e vai te ajudar a chegar na festa com a fome sob controle.

Leve sua própria comida

Se acalme, não estamos sugerindo que você chegue à ceia de natal com ovos cozidos em um vasilhame. Mas, se a festa for hospedada por amigos próximos ou familiares, você pode se oferecer para levar um prato ao evento. Além de ser educado, você pode optar por uma opção saudável e encher seu prato com ela. Se não quiser se estressar com as filas nos supermercados e acabar comprando comida por impulso, se planeje e faça as compras com antecedência.

Fique de olho nas bebidas

Sejamos sinceros: em muitas festas de fim de ano os brindes são infinitos e isso pode ser tão ou mais prejudicial do que um prato de comida mal calculado. Além de serem extremamente calóricas, as bebidas alcóolicas são vazias em termos de nutrientes e benefícios. Você não precisa ser abstêmio, mas pode reduzir o consumo de bebida alcóolica incluindo uma taça de água entre elas e optando por drinks sem adição de açúcar.

Faça o controle de danos no dia seguinte

Finalmente, a última coisa que ajudará a manter seu peso em um nível razoável neste período de festas de fim de ano é fazer o controle de danos imediatamente depois que as coisas saem da linha. É simples: se você comeu demais um dia, faça um pouco mais de cardio e reduza sua ingestão de carboidratos no dia seguinte, substituindo por proteínas e gorduras do bem. Não caia na armadilha da autoindulgência e do “eu mereço, afinal me esforcei ao longo do ano”, mantenha sua rotina o mais próximo possível do normal e compense imediatamente os deslizes.