FAIXAS ELÁSTICAS DE RESISTÊNCIA: EXERCÍCIOS E DICAS PARA COMPRAR E USAR
As faixas elásticas de resistência são, provavelmente, o melhor acessório de treinamento a baixo custo disponível no mercado. Também conhecidas como bandas elásticas, servem tanto para iniciantes quanto para pessoas já avançadas no fitness. Adicionar faixas elásticas ao treino aumenta o esforço muscular por conta da resistência acrescentada. Mas, há tantos tipos disponíveis no mercado… de qual tipo comprar?
Outra vantagem de usar bandas elásticas é poder exercitar qualquer parte do corpo sem forçar as articulações. Outro benefício é que as faixas elásticas podem ser usadas para trabalhar músculos pequenos que também funcionam como estabilizadores, ao passo que os exercícios normais de musculação trabalham apenas os grupos musculares maiores.
TIPOS DE FAIXAS ELÁSTICAS DE RESISTÊNCIA: QUAL COMPRAR?
Há muitos tipos de faixas de resistência, variando no formato, tamanho, cor e nível de resistência. Veja, abaixo, as principais categorias.
Formato e tamanho das bandas elásticas:
- Faixas elásticas circulares: podem ser curtas e finas e, neste caso, também são chamadas de mini band, thera band, ou longas e grossas.
- Elásticos extensores: disponíveis com ou sem alças de mão.
Cor e nível de resistência:
- As faixas elásticas de resistência são vendidas em diversas cores, e não é a cor que determina o nível de resistência – vai depender do fabricante.
Dica:
Quando for comprar a sua banda elástica, veja os tipos de elástico e níveis de resistência disponíveis. Para treinar a parte inferior do corpo, opte por uma faixa mais resistente. Já para a parte superior, a indicação é uma faixa mais flexível. Se não tiver certeza, a cor verde normalmente indica resistência intermediária. Já facilita na hora de comprar suas bandas elásticas, certo?
- Os níveis de resistência variam entre leve e pesado: as faixas menores e mais finas normalmente apresentam resistência de 1 a 10kg, e as mais longas e grossas vão de 5 a 90 kg.