Exercícios de elevação são fundamentais para melhorar a corrida
Trabalhar a passada é um dos segredos para se otimizar a corrida. E os exercícios de elevação são fundamentais para o fortalecimento dos músculos e, consequentemente, ganho de velocidade e melhores resultados. Para ganhar ‘explosão’, o triathlon coach Samuca – um dos responsáveis por treinar Babi Beluco para a Maratona de Berlim – sugere o movimento chamado Education Anfirsen, ou calcanhar atrás, antes de começar o treino. O movimento consiste em puxar o pé imediatamente em direção ao glúteo e, após pisá-lo no chão, faz uma propulsão com a outra perna. “Enquanto uma perna está se recuperando, a outra está fazendo a propulsão e assim iniciando um novo ciclo da passada com movimentos harmoniosos e coordenados”, explica o profissional ao Be Bang.
Além de aprimorar a passada da corrida, o Anfersen também fortalece os músculos posteriores da coxa, alonga o quadríceps e melhora a coordenação. O movimento também ajuda a corrigir erros posturais e age como trabalho de força muscular. “Ele atua na melhora do padrão do movimento, ou seja, refina o gesto motor da corrida”. Veja mais no vídeo acima.
Leia também:
– Liberação miofascial protege os músculos antes a após os exercícios
– Hidratação é a palavra chave para garantir mais músculos e massa magra
Músculos fortalecidos para corrida
Mas, outros vários exercícios de ascensão podem ser feitos para otimizar a corrida. Vários deles, inclusive, têm foco na elevação dos joelhos para, entre outros objetivos, fortalecer glúteos e coxas, bastante exigidos durante uma maratona. É exemplo o movimento Mountain Climber, que simula a subida à uma montanha (veja no vídeo acima). Os treinos de técnica de corrida são fundamentais para quem quer ter um bom desempenho, especialmente em corridas mais longas. Eles ajudam a dar ainda mais potência com foco na realização dos movimentos do corpo e favorece uma melhor impulsão vertical mais ampla, que permite que o corpo fique mais tempo no ar durante a corrida.
Vale ressaltar que também é importante fazer atividades de elevação dos membros superiores para o fortalecimento de braços e ombros. “Os braços trabalham como um pêndulo ditando o ritmo das passadas da corrida”, explica Samuca.