Esteira x elíptico: quando usá-los para atingir seus objetivos
Benefícios da esteira:
A melhor razão para usar a esteira é a mais óbvia: imita o movimento natural de correr para fora (sem sujeitá-lo aos elementos). As esteiras também são as máquinas mais honestas do planeta. Se você inserir 9 km/h, isso fará você percorrer nove quilômetros por hora até você parar. Essa facilidade de programar sua velocidade, inclinação e tempo criam uma forma de prestação de contas que é saudável e gratificante.
E na esteira, seu corpo sofrerá um pouco menos de impacto do que na calçada, o que pode poupar suas articulações. Mas ainda há algum impacto, porém pode ser bom. O impacto saudável de uma esteira é muito importante na manutenção da densidade óssea com a idade. De acordo com uma pesquisa da Universidade do Missouri, a corrida pode realmente ter mais benefícios na construção de ossos mais fortes do que o treinamento de resistência.
Mesmo que você não esteja usando muito a parte superior do corpo, a corrida também causa o que chamamos de “reação natural”, onde sua infraestrutura – seus músculos e cartilagens – são provocados a permanecerem contraídos, quilômetro pós quilômetro e isso queima calorias extras.
Portanto, se o objetivo é queimar calorias, a corrida em esteira é uma ótima opção. Uma pessoa de 80kg queimaria 670 calorias por hora. Essa mesma pessoa queimaria cerca de 340 calorias por hora usando o aparelho elíptico em um esforço moderado.
Se você está treinando para uma corrida, a esteira é uma ótima opção para prever seus tempos em termos de ritmo e inclinação. A esteira pode levar você a limites muito além do que uma elíptica pode levá-lo.
Benefícios do elíptico:
Você sente que o elíptico é mais fácil que a esteira? E é – e isso pode beneficiar você. O aparelho elíptico pode fornecer um treino de menor impacto para os corredores. Você está constantemente conectado aos pedais, causando menos tensão nos joelhos e nas articulações. Isso significa que você salvará as articulações da parte inferior do corpo de muito desgaste. Um estudo estima que 80% das lesões por corrida são causadas pelo treino excessivo.
Outra vantagem: você terá um melhor treino de corpo inteiro ao usar o aparelho elíptico. Empurrar e puxar as alças pode representar um desafio para a parte superior do corpo, além de você realmente envolver seu tronco para equilibrar os movimentos entre a parte superior e a parte inferior. Alterar as configurações de inclinação e resistência pode ser uma ótima ferramenta para atingir diferentes áreas da parte inferior do corpo. O elíptico permite também que você caminhe para trás. Pedalar em marcha à ré pode ser uma maneira eficaz de atingir os isquiotibiais, enquanto aumentar a inclinação pode trazer o foco para os glúteos. Todas essas áreas são importantes para os corredores trabalharem.
Você queima cerca da metade da quantidade de calorias em um aparelho elíptico em comparação com o que você pode queimar em uma esteira na mesma quantidade de tempo. Mas alguns estudos mostram que se você ajustar sua intensidade, poderá realmente aumentar os efeitos de queima de calorias de um aparelho elíptico embora pareça menos esforço do que correr.
Aqui é onde lembramos que, embora seja bom ficar de olho nas calorias, ficar obcecado com a queima de calorias pode ser um comportamento prejudicial e a maioria das máquinas estima incorretamente a queima de calorias de qualquer maneira.
Embora o elíptico não possa substituir a corrida fora ou na esteira, ele pode beneficiar seriamente os corredores – especialmente os que estão lesionados ou cansados. O aparelho elíptico oferece uma experiência de menor impacto, oferecendo uma pausa nas articulações quando você precisar. Além disso, a variedade é boa para você. Mover o corpo de maneira um pouco diferente também ajuda a criar algum equilíbrio.
O elíptico também pode ser usado como recuperação ativa e condicionamento de baixo impacto para um corredor que pode precisar de um dia de descanso em relação à sua rotina de corrida. A incorporação do aparelho elíptico permitirá que você ainda colha os benefícios cardiovasculares de um treino duro, proporcionando um impacto menor. Essa pode ser uma ótima ferramenta para corredores que desejam evitar lesões ou que desejam apenas misturar sua rotina de exercícios.
Matéria revista Runner’s USA