Exclusiva: Armando Galarraga conta como conquistou a alta performance
Há 25 anos Armando Galarraga deixou o seu país de origem, a Venezuela, em busca de um sonho: conquistar a alta performance. O objetivo, tão almejado por profissionais de diversas áreas, o levou para o estado norte-americano do Colorado, uma região marcada por montanhas rochosas. “Em Bolden, onde cresci, você passa muito tempo aprendendo sozinho ou então experimentando a natureza porque você anda de bicicleta, você escala uma pedra… São 25 anos de trabalho intenso”, contou Armando, que já participou de quase 50 Ironmans e atua como coach de atletas de alto rendimento (como o triatleta e empresário Alexandre Birman), em um bate-papo exclusivo com o advogado Marcos Mottamavi para o Be Bang.
Veja a entrevista completa com Armando Galarraga nos vídeos a seguir:
‘Alta performance é você fazer o seu melhor todos os dias’
No bate-papo, além de dar a sua definição para alta performance, Armando falou sobre sua experiência como coach da Sansego, uma consultoria especializada em alta performance, direcionada a atletas de ponta e criada pelo penta campeão do mundo em triathlon, Craig Alexander. “Sansego vem de fora do ego, o que significa que você tem que sair do seu próprio ego para se tornar melhor. Porque a única maneira de você se tornar bem-sucedido é aprendendo com outras pessoas”, ensina. “Se você só seguir a mesma fórmula, você fica no (efeito) platô e isso não é alta performance”, explicou.
‘O cérebro pensa uma coisa de cada vez’
Segundo Galarraga, para ser um profissional alta performance é preciso se concentrar só em você, no que o seu corpo está fazendo naquele momento. “O triathlon é um esporte solitário. Mas na verdade quando você está pensando em alta performance você não tem tempo de pensar em outras coisas. O cérebro pensa uma coisa de cada vez, então se você está pensando na solidão, você não está prestando atenção no que está ali. Se você está correndo pensando ‘onde está meu ombro’, ‘onde está meu braço’, ‘estou relaxado’ você está vivendo o momento e isso é basicamente o que é alta performance para nós”, definiu.
‘Sempre escute o seu corpo’
Para o atleta, nutrir bem o corpo é fundamental em períodos de treinamento e competição: “Você não tem que pensar muito sobre isso, só dê o melhor investimento ao seu corpo para continuar se recuperando e evoluindo”. Mas pontuou: “Você precisa de nutrição também para dar base à mente, porque é ela quem vai dar os ingredientes ao cérebro para que ele continue alimentando o pensamento”.
‘Você tem que se moldar a cada diferente situação’
Para finalizar, Armando Galarraga explicou que é possível aplicar os princípios básicos de um atleta de alta performance no dia a dia de pessoas comuns. “O maior conselho para uma pessoa normal são as pequenas mudanças. Deixe seu corpo se adaptar. Caso contrário você tem uma maior chance de falhar”.
Histórico de sucesso
Armando Galarraga cresceu rodeado por atletas e aprendeu com eles a lição que carrega até hoje: “Sempre ouça o seu corpo”, repete em forma de mantra. “No Colorado eu vivi rodeado por pessoas que queriam ser as melhores todos os dias, tentando controlar o que não podiam controlar e ouvindo seus corpos”, explicou, garantindo que isso o motivou a querer sempre estar um nível acima.
Casado com a triatleta Joanna Lawn, Armando garante que o fato de já ter disputado (e vencido) tantos Ironmans não é o que lhe define. “Para ser sincero, o triathlon é só uma pequena parte do que um atleta é feito. É quase como uma desculpa para buscar altos resultados. Mas a alta performance pode vir de qualquer coisa no dia a dia, você precisa fazer o melhor que puder seja lá o que estiver fazendo”, afirmou.