Dieta em pó: conheça o conceito da Pronokal

Com a proposta de emagrecimento rápido, essa dieta oferece sachês de comida em pó com restrição de carboidratos e gorduras e o consumo controlado de proteínas
Dieta em pó: conheça o conceito da Pronokal
Crédito: Net'N'Work
Em 05/09/2017 às 08:00

dieta da proteína se tornou popular, muito difundida e, consequentemente, ganhou novas versões. Enquanto algumas preconizam o consumo apenas de proteínas magras, outras liberam até mesmo bacon e outras carnes mais gordas à vontade. Considerada uma dieta protéica, a Pronokal, no entanto, não tem muito mais similaridades com outras dietas do tipo. E o principal motivo são os sachês de comida em pó que o método oferece aos seus pacientes. “A grande diferença dessa para as outras dietas é que esse pó que ‘vira comida’ tem proteína de alto valor biológico em quantidade controlada e nada de gordura”, explica ao Be Bang a endocrinologista Verônica Jordão, médica credenciada para prescrever o método.

Para a Dra. Verônica, por mais estranho que pareça, se alimentar com os sachês é um dos pontos altos do método: “O intuito dos sachês é ter uma alimentação normal e não uma dieta a base de shakes. Eles viram comida de verdade (misturados com água, aquecidos ou resfriados, dependendo do alimento), então apesar de ser uma dieta bastante restritiva, queremos simular uma vida normal”. E garante: “Com o sachê eu consigo controlar muito mais a dieta do paciente, saber exatamente o que ele está comendo. Além disso, é mais prático pra quem leva uma vida corrida”.

Veja um exemplo de refeição Pronokal

Corpo entra em estado de cetose

Crédito: Reprodução Internet

Antes da dieta propriamente dita ser iniciada, o paciente passa por uma avaliação, com direito a exames de sangue para investigar possíveis doenças. “A Pronokal pode ser feita por quase todo mundo, mas quem tem diabetes tipo 1, por exemplo, não tem indicação. Fora isso, obesos mórbidos, pessoas com síndrome metabólica, colesterol alto e gordura no fígado se beneficiam muito desse programa. Os resultados costumam ser incríveis”, informa a médica.

Na primeira etapa da Pronokal, chamada de Ativa, as restrições são muito grandes e é preciso que o paciente siga as recomendações da profissional à risca para que o corpo entre em estado de cetose e o emagrecimento aconteça. “No geral os pacientes precisam de 3 a 4 dias para entrar em cetose, que é quando o organismo começa a queimar a gordura do corpo para ter energia. Por isso se a pessoa burlar a dieta esse processo não acontece e o tratamento regride”, avisa. E explica: “A parte boa é que, em cetose, o paciente não sente muita fome, então mesmo comendo pouco é possível se satisfazer e levar a dieta a sério”.

80% do peso deve ser eliminado em até 3 meses

Só depois de eliminado 80% do peso que o paciente deseja emagrecer é que ele entra na segunda etapa da dieta, a Adaptação Fisiológica. “Por mais peso que a pessoa precise perder, o máximo de tempo que podemos deixá-la na Etapa 1 é três meses. Mas geralmente esse tempo é bem menor”, detalha Verônica.

Na nova etapa, aos poucos os sachês vão saindo do cardápio e as proteínas, que já começaram a entrar no final da primeira, vão ganhando a companhia de carboidratos, frutas e até gorduras. “Eu considero esta ainda mais importante que a primeira etapa, pois além de eliminar os 20% do peso que ainda falta, o paciente vai aprender a comer corretamente, melhorar seus hábitos alimentares”, completa a médica.

Manutenção tem orientação por 2 anos

Quando o paciente atinge seu objetivo, eliminando todos os quilos que precisa, entra na terceira etapa, a Manutenção. “A empresa oferece uma equipe multidisciplinar para acompanhar cada paciente por até 2 anos depois da Pronokal, mas eu costumo dizer que quem tem obesidade precisa passar o resto da vida em vigília. É uma doença crônica, não pode descuidar nunca”, observa Verônica, que também prescreve suplementos de sódio, potássio, magnésio, cálcio, multivitamínico e ômega 3 durante o tratamento.

AlimentaçãoAlimentação SaudávelBeHealthBoa FormaCorpodestaqueDietaEmagrecimentoHábitos saudáveisPronokalProteínasReeducação alimentarSaúde