O protocolo alimentar do ‘Carboidrato Ciclado’ e seus benefícios

Na dieta Carb Cycling é possível perder peso e ganhar energia para os treinos sem cortar esses alimentos, que são as estrelas do cardápio
O protocolo alimentar do ‘Carboidrato Ciclado’ e seus benefícios
Crédito da Foto: Robyn Mackenzie
Em 14/07/2017 às 11:53

Quando o assunto é queimar gorduras, os carboidratos são logo eliminados – ou bastante reduzidos – de toda a dieta. Mas e para quem não consegue viver sem? E como encontrar energia para treinar sem ingerir carboidratos? Na dieta Carb Cycling, ou ‘Carboidrato Ciclado’, eles não só são bem-vindos, como são as estrelas por alguns dias. Nessa proposta, com planejamento é possível não só eliminar a gordura acumulada na cintura, como também continuar malhando com energia.

Para começar, a proposta desta dieta é intercalar dias com mais carboidratos a outros com menos. Desta forma, além de se livrar dos desejos súbitos por estes alimentos, que acabam destruindo dietas como a low carb, é possível continuar treinando com bastante energia. Antes de começar, conheça os princípios básicos da Carb Cycling em 5 dicas selecionadas pelo site Bodybuilding.

  1. Mais carboidratos em dias de treino pesado – para ter sucesso nessa dieta (ou seja, queimar gordura) é preciso seguir essa dica à risca. A razão para essa escolha é simples: o corpo pede mais carboidrato quando o treino é extenuante, tanto para ter energia para empurrar mais peso, quanto para a recuperação muscular.
  2. O corpo pode reter líquido – se sua ansiedade para ver os ponteiros da balança despencarem é incontrolável, essa não é uma boa dieta. Isso porque nos dias de mais carboidratos o corpo possivelmente vai armazenar água, promovendo um aumento de peso. Mas como é apenas líquido (e não gordura) isto logo vai embora.
  3. Escolha os carboidratos certos – dê preferência aos complexos, como arroz e massas integrais, vegetais, grãos e oleaginosas.
  4. Reduza a gordura – especialmente nos dias com mais carboidrato, a fonte de gorduras deve ser menor. Fazendo isso você pode ingerir mais, sem extrapolar as calorias do dia.
  5. Controle as calorias – não esqueça que apesar dos carboidratos reinarem, esta ainda é uma dieta e a intenção aqui é perder peso. Por esse motivo é preciso consumir calorias de forma reduzida (queimar mais e ingerir menos). Para simplificar, faça as contas de quantas calorias por semana você pode comer. Se costuma emagrecer com uma dieta de 1800 calorias, são 12600 por semana. A conta aqui deve ser: nos 3 dias com mais carboidratos, você deve ingerir mais calorias, ao passo que nos 4 dias com menos carboidratos, menos calorias. Uma sugestão é consumir 1500 calorias nos dias com menos carboidratos e 2200 nos dias de mais carboidratos. Vale lembrar que a proteína deve permanecer constante durante toda a semana.
Bem-estarBoa FormaCarb CyclingCarboidratosDietaExercícios