Veja 5 dicas importantes para fazer ou evitar antes da corrida

Exercício barato e prático, a corrida está ao alcance de todos. Mas antes de começar a praticar previna-se de lesões e desconfortos com dicas simples
Veja 5 dicas importantes para fazer ou evitar antes da corrida
Em 22/11/2017 às 08:00

Um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso e, de quebra, melhorar o fôlego, a corrida é também uma das formas mais simples e baratas de trabalhar vários grupamentos musculares ao mesmo tempo. Para correr, basta um tênis adequado e disposição. Mas para deixar a corrida mais confortável – e o corpo longe do risco de lesões – é preciso ficar atento a algumas orientações. A treinadora Susan Paul listou 5 dicas eficazes ao site Runner’s World para deixar seu exercício ainda mais proveitoso.

1 – Alongamento adequado

Para começar, é preciso mudar o nome para facilitar o entendimento. Antes de iniciar os exercícios, no lugar do antigo alongamento estático, temos que fazer o aquecimento (deixe o alongamento para o final). Aquecer o corpo de forma dinâmica, ou seja, em movimentos que simulam os feitos em uma corrida, lubrifica as articulações sem diminuir a força dos músculos (o que acontece em um alongamento estático).

2 – Não coma demais

Antes de treinar, especialmente de correr, alimente-se com refeições mais leves. É bom lembrar que o sistema digestivo é quase que interrompido durante os exercícios, quando o fluxo sanguíneo é direcionado para os músculos que estão em movimento. Por isso, com a digestão lenta, a chance de sentir desconfortos após uma refeição mais pesada é muito grande. Então planeje-se para se alimentar pelo menos uma, mas preferencialmente duas horas antes de uma corrida. Na dúvida sobre o que comer, invista em proteína + carboidrato com moderação. Evite muitas fibras, frituras, gorduras e açúcares antes do treino.

Leia também:
– Descubra como a forma de pisar pode influenciar na corrida
– Saiba como proteger a pele e os cabelos em corridas de longa distância
– Exercícios de elevação são fundamentais para melhorar a corrida

3 – Cuidado com a hidratação

Todo mundo já ouviu que antes de treinar é preciso estar muito bem hidratado. Mas isso não significa que é preciso beber muita água pouco antes de correr. Pelo contrário. Tanto a falta quanto o excesso de hidratação são prejudiciais. A ingestão de moderada e constante de água durante o dia é a melhor opção. Um indicativo eficiente se você está bem hidratado é a cor de sua urina. Se está amarelo escuro, precisa de mais água. Quase transparente, menos água. A cor ideal é um amarelo claro.

4 – Vá ao banheiro

Se seus hábitos intestinais são regulares e têm hora marcada, ótimo. Mas para não ser surpreendido no meio do exercício com uma vontade súbita de ir ao banheiro, vale evitar comidas que soltam o intestino e até suspender a ingestão de líquidos meia hora antes do treino. Sempre lembrando que o corpo deve ser hidratado com regularidade ao longo do dia para que isso possa ser possível. Mas se segurar a bexiga é uma missão impossível, planeje o trajeto da corrida por algum lugar com banheiro.

5 – O corpo fala

Não adianta passar a vida sedentário e querer mudar radicalmente o ritmo de uma hora pra outra. Se for o caso, comece devagar. E sempre ouça os sinais que o corpo emite. Se está muito dolorido ou cansado é preferível pular um dia de exercício – ou trocar por uma caminhada leve – do que correr o risco de se lesionar e ter que parar de treinar por mais tempo. Constância e moderação são as palavras-chave.

ÁguaAlimentaçãoBem-estarBeStrongBoa FormaCorpoCorridadestaqueExercíciosHábitos saudáveisHidrataçãoPerda de PesoSaúdeVida saudável