Tomar cerveja prejudica o treino? Saiba quando a bebida pode atrapalhar sua rotina saudável

Estudo aponta que a bebida pode ser consumida com moderação e revela qual o tipo mais adequado para quem não quer descuidar da boa forma
Tomar cerveja prejudica o treino? Saiba quando a bebida pode atrapalhar sua rotina saudável
Em 06/10/2017 às 08:00

Para conquistar a alta performance não é necessário abrir mão de pequenos prazeres, mas manter sempre o foco é muito importante. Não é preciso desmarcar o encontro com amigos, mas prestar atenção ao que se consome é fundamental. Mas consumir uma cerveja seria assim tão prejudicial à dieta? Uma das pesquisas mais recentes sobre o assunto – testada em humanos em 2014, após vários estudos anteriores realizados com animais – concluiu que o excesso de bebidas alcoólicas após os treinos suprime a síntese de proteínas musculares, necessária à formação de novos músculos, revelou Kamal Patel, diretor da Examine.com, publicação independente e imparcial sobre suplementação e nutrição, à Men’s Health.

Evite o álcool durante a janela anabólica

O mesmo estudo apontou que ingerir bebidas alcoólicas durante a janela anabólica (cerca de 4 horas após os treinos) era ainda mais desastroso para o resultado dos treinos. E se levarmos em consideração que esse período de recuperação muscular pode se prolongar por 24 horas, cervejas em série podem, sim, prejudicar o seu corpo, dificultando a recuperação dos músculos trabalhados. Mas neste caso Patel deixou bem claro que o estudo se referiu a excessos, algo em torno de 7 latas de cerveja para uma pessoa de 70 kg.

Beba com moderação

Mas se a intenção é relaxar enquanto bebe, a happy hour está liberada, inclusive pela ciência. Segundo Kamal Patel, evidências atuais afirmam que, a menos que você seja um bebedor compulsivo, cervejas ocasionais não vão atrapalhar sua rotina saudável. E se essa for a sua maneira de descontrair após um dia tenso, vá em frente e relaxe.

Outra descoberta atual pode te direcionar sobre qual tipo de cerveja escolher. De acordo com o pesquisador nutricional, os isohumulones, responsáveis pelo sabor amargo do lúpulo, foram estudados de forma isolada e se mostraram eficientes em auxiliar na queima de gordura. Assim, apesar de a cerveja não ter sido estudada como um todo, sabe-se que as chamadas IPAs tem alto teor de lúpulo. Desta forma elas podem ter uma vantagem em relação aos outros tipos da bebida.

álcoolBebidaBeHealthBoa FormacervejaCorpodestaqueHábitos saudáveisRotina saudávelSaúdeTreino