Descubra o que é e como evitar o chamado ‘jet lag social’
Viagens longas de avião com mudança de fuso horário provocam o chamado jet lag social, uma fadiga que causa irritabilidade, insônia, mal-estar. Mas mesmo em ‘solo firme’, quem dorme em horários irregulares durante os dias úteis e nos fins de semana também pode passar pela reação. Trata-se de um fenômeno recém descoberto, mas que pode trazer impactos desastrosos para a saúde.
Regularidade contra o ‘jet lag social’
Para evitar que isso aconteça é necessário ter em mente que o horário em que se dorme e acorda não pode ter grandes variações ao longo dos dias. Segundo o site da BBC, especialistas encontraram uma relação na irregularidade do sono com nosso relógio biológico, que regula o metabolismo corporal. Se, por exemplo, durante toda a semana uma pessoa dorme às 23h e acorda às 7h, o ponto médio de seu sono é às 3h. Mas se nos dias livres ela vai dormir às 2h e acorda às 12h, seu ponto médio é às 7h, um jet lag social de quatro horas.
Segundo publicação científica do “International Journal of Obesity”, além dos sintomas característicos de um jet lag, essa irregularidade no sono está intimamente ligada ao aumento da obesidade, já que colabora para disfunções metabólicas. Outra pesquisa divulgada pelo periódico Sleep aponta um aumento de 11% nos riscos de doenças cardíacas.