Corpo sempre cansado pode ter causas (e soluções) simples. Descubra
Se quando o despertador toca de manhã e a sua vontade é de virar para o lado e continuar dormindo, isso pode ser completamente normal. Mas se esse é um desejo corriqueiro, seu corpo pode estar pedindo ajuda. Sentir-se muito cansado ao acordar, ou mesmo ao longo do dia com frequência, é um sinal de que algo não está funcionando como deveria.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela Fundação Nacional do Sono e divulgada pelo blog Myfitnesspal concluiu que atualmente os norte-americanos dormem 20% menos que no século passado. Trabalhos cada vez mais exaustivos física e mentalmente, além de uma carga horária maior também contribuem para aumentar o estresse e diminuir o descanso, deixando o corpo naturalmente mais cansado. Mas se você até consegue ter horas de sono adequadas (de 7 a 9 horas) e ainda assim acorda querendo voltar pra cama, outros fatores podem estar contribuindo para isso.
Falta de exercícios físicos
Acredite: por mais cansativa que seja a sua rotina, não se exercitar contribui para piorar isso. Um estudo conduzido pela Universidade da Geórgia apontou que praticar exercícios de baixo impacto regularmente aumenta os níveis de energia do corpo. “Particularmente em indivíduos sedentários”, ressaltou Tim Puetz, pesquisador responsável pelo estudo.
Excesso de exercícios físicos
Nem muito, nem pouco. Encontrar o equilíbrio é o ponto fundamental para deixar o corpo com mais energia, sem sobrecarregá-lo. Para o médico Chris Kesser, existe uma linha tênue entre um treinamento puxado e o excesso de treino. “Certos exercícios levam o indivíduo a um estado de exaustão física, o que pode fazer mais mal do que bem”, frisou. Para driblar esse problema basta intercalar dias de descanso aos dias de treino pesado.
Alimentação inadequada
Nos últimos tempos uma série de estudos constataram que o bom funcionamento do sistema gastrointestinal é fundamental na regulação de emoções, energia, imunidade e até mesmo saúde da pele e doenças crônicas. Para isso, é fundamental que as bactérias boas e más do aparelho digestivo estejam em equilíbrio. Na hora de montar seu prato, opte por alimentos fermentados (probióticos) e legumes de todo tipo (quanto mais variedade, melhor). Evite alimentos processados, açúcares e carboidratos refinados.
Melhore a qualidade do sono
Você até pode estar dormindo o número de horas adequadas, mas se o seu sono não é profundo, não tem qualidade. Segundo Abbas Mansour, diretor do Laboratório do sono do Baptist Easley Hospital, na Carolina do Sul, mesmo um caso leve de apneia do sono pode levar a cansaço extremo ao longo do dia. “Isso afeta o estado de alerta e a concentração. A apneia do sono é muito comum, e subdiagnosticada, por isso vale a pena falar com o seu médico sobre isso”, indicou o profissional.