Conheça os vários tipos de leite e escolha o melhor para a sua saúde
Ficou no passado o tempo em que a única opção acessível de leite era o de vaca. Atualmente para quem não pode ou não quer ingerir alimentos de origem animal, existe uma enorme variedade de leites que são encontrados com muito mais facilidade. No entanto, é importante conhecer cada um deles e saber o que trazem – ou não – de benefício para a saúde. Além disso, pode-se adequar os vários tipos já existentes da bebida ao que cada organismo precisa.
Antes de fazer qualquer troca, porém, é importante salientar que os produtos lácteos são uma importante fonte de iodo, ao contrário dos outros tipos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a deficiência de iodo é a “maior causa de danos cerebrais, seja em crianças ou em adultos”. Por isso, caso uma pessoa tenha o hábito de consumir o leite de vaca e seus derivados em um plano alimentar, o ideal é que tenha cautela na hora de fazer uma substituição. Nesses casos, um acompanhamento médico com exames periódicos se faz necessário.
Excesso de leite pode ser prejudicial
Se a falta da bebida pode trazer prejuízos à saúde, seu excesso também pode não ser bem-vindo para algumas pessoas. Um estudo conduzido pela BMJ (uma das mais influentes e conceituadas publicações sobre medicina no mundo) e divulgado pela Men’s Health encontrou uma ligação entre o consumo excessivo de leite e fraturas nos quadris. Por este motivo o estudo sugeriu que o cálcio necessário ao organismo deve vir de outras fontes como nozes, feijões e folhas verdes.
Outro ponto que vai contra o consumo de leite de vaca diz respeito à intolerância a este produto. “Cerca de 75% da população mundial não consegue digerir corretamente os produtos lácteos”, garantiu o Dr. Mark Hyman, diretor do Cleveland Clinic Center for Functional Medicine. Para completar, um estudo da Harvard School of Public Health concluiu que o alto consumo do produto está correlacionado ao aparecimento de acne, inclusive e especialmente aos que costumam ingerir o alimento com baixo teor de gordura.
Confira a lista com diferentes tipos de leite existentes no mercado:
Leite de soja
Excelente fonte de proteínas para construção muscular, a soja ainda tem teor baixíssimo de gorduras saturadas e ausência total de colesterol obstrutivo da artéria.
Leite de arroz
Tem naturalmente baixo teor de proteínas, mas seus carboidratos são de fácil digestão. Por isso é uma alternativa eficaz pró-treino para reabastecer sua reserva de glicogênio e acelerar a chegada da proteína até os músculos.
Leite de cânhamo
Este superalimento derivado da Cannabis também pode ser consumido em forma de bebida. Muito saudável, tem os nove aminoácidos essenciais, minerais e muita gordura ômega, ou seja, trata-se de uma excelente e completa fonte de proteína.
Leite de amêndoas
Com menos da metade das calorias do leite desnatado, também tem apenas 10% de seus carboidratos e 98% a menos de açúcar, ele reduz o armazenamento de gordura e mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis.
Leite de coco
É equivalente ao de vaca em proteínas e carboidratos, mas tem oito vezes mais gordura boa (MCTs, saudáveis para o coração) e muito ácido láurico, um potencializador do metabolismo.