Liberação miofascial protege os músculos antes e após os exercícios. Conheça
Durante muito tempo era comum ouvir que um alongamento deveria preceder e finalizar exercícios físicos. Atualmente sabe-se que não é bem assim. Mas ainda existem dúvidas e mitos a respeito desse assunto. Sobretudo da chamada liberação miofascial, ainda pouco conhecida. Para solucionar de vez as dúvidas a personal trainer Angel Martins, pós-graduada em treinamento desportivo explica, em entrevista ao Be Bang, de que forma realizar cada atividade sem prejudicar o corpo.
Para começar, Angel informa que alongamentos intensos antes e após os exercícios estão descartados. “Depois do treino a musculatura está contraída, alongar muito pode provocar um estiramento”, diz. E completa: “Deixa o alongamento para um dia de folga da academia ou mesmo para horas após os exercícios. Se você treina pela manhã, faça um alongamento caprichado à noite. Aí sim seu corpo vai sentir os benefícios da prática”. Para aquecer a musculatura e relaxar, Angel indica a liberação miofascial, uma espécie de automassagem feita com a ajuda de um rolo firme (foam roller).
O que é liberação miofascial
O nome é complexo, mas a finalidade do exercício é simples. Todos os músculos do nosso corpo são envoltos por uma membrana espessa, constituída por fibras de colágeno, chamada fáscia. Sua finalidade é, entre outras, reduzir a fricção, permitindo que os músculos deslizem uns sobre os outros. “Muitas vezes a pessoa reclama de dor muscular e nem sabe que pode ser uma tensão fascial provocada por uma noite mal dormida ou um treino mais pesado no dia anterior”, revela a personal. Por isso, antes do exercício essa automassagem, além de relaxar a fáscia, ajuda a aquecer a musculatura.
Leia também:
– Fortalecimento muscular é fundamental antes da corrida
– Hidratação é a palavra chave para garantir mais músculos e massa magra
Angel lembra apenas que tanto antes, quanto imediatamente depois dos treinos, a liberação miofascial deve ser feita de forma leve. “Antes serve apenas para relaxar um pouco e aquecer. Logo depois também não é bom pegar pesado na intensidade para não aumentar as microlesões na estrutura muscular que o exercício já fez”, ensina. Assim como o alongamento, para fazer uma liberação miofascial mais profunda o ideal é que seja em horários alternativos aos dos treinos.
Como fazer a automassagem
Apesar de garantir que é uma técnica bem simples, Angel Martins indica que pelo a primeira vez seja feita com o auxílio de um profissional: “A soltura pode ser feita pela pessoa mesmo, sem dificuldade. Mas a princípio é bom entender quais os movimentos devem ser feitos e pra quais regiões do corpo, para só então fazer por conta própria”. Michael Clark, fisioterapeuta e CEO da National Academy of Sports Medicine, explicou ao site Runner’s World que as pessoas precisam conhecer melhor as possibilidades do foam roller para só então começar a usar. “Ele é uma parte valiosa da rotina de aquecimento e relaxamento de um atleta, não serve apenas para reabilitar músculos feridos”, disse. E salientou: “O rolamento melhora a circulação e libera força muscular, potencializando o treino”.