Conheça a canela de velho, erva que promete curar artrite e artrose

Descubra os benefícios da planta considerada uma grande aliada para o alívio de dores provocadas por doenças articulares inflamatórias
Conheça a canela de velho, erva que promete curar artrite e artrose
Em 16/01/2018 às 08:00

A cura pelas ervas é assunto muito comentado – e questionado – entre as comunidade médica, científica e social. Os benefícios das plantas medicinais são popularmente conhecidos e cultuados por quem procura por tratamentos mais naturais. Atualmente, as redes sociais se tornaram um meio de difundir informações e, consequentemente, o ‘poder de cura’ desses vegetais se tornou ‘midiático’. Recentemente, vários vídeos sobre a canela de velho tomaram conta do Facebook, YouTube, Instagram e geraram curiosidade. Mas será que essa erva, realmente, funciona? Trata-se de uma planta chamada cientificamente de miconia albicans muito usada como aliada no tratamento de dores nas articulações provocadas pela artrite e artrose. Ela também possui propriedades que amenizam os desconfortos causados pelo reumatismo e fibromialgia.

Canela de velho tem herança indígena

A farmacêutica Michele Murgel (mestre em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), especialista em Homeopatia pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil (IHB), especialista em Farmácia Magistral pela ANFARMAG e professora do curso de pós-graduação em Fitoterapia CEFITO-UFRJ) esclarece ao Be Bang que o consumo da planta surgiu da relação da cultura indígena com outras culturas que representam o Brasil.

“Os estudos dessa planta indicam a presença de compostos fenólicos com ação oxidante, anti-inflamatório e até redução de imunogenicidade (mudanças na sequência dos nucleotídeos do material genético de um organismo) e tem sido usada por iniciativa popular para a artrose. Contudo, as propriedades farmacológicas, efeitos colaterais e conta indicação dessa planta devem ser investigados”, sugere a farmacêutica.

Leia também:
– Conheça 8 alimentos anti-inflamatórios tão eficientes quando remédios
– Exercícios funcionais regulares favorecem o envelhecimento saudável

Segundo Michele Murgel, ainda não há registros sobre a contra indicação da canela de velho e, na opinião da farmacêutica, ela precisa ser investigada mais a fundo para garantir a segurança de seu consumo. Tê-la cultivada em casa não é o ideal, recomenda a cientista.

“Se o objetivo for usar a planta com fins medicinais, não é recomendado o cultivo em vasos em ambiente domiciliar. Essa forma de cultivo não permite um controle eficiente na produção de metabólitos secundários (são compostos orgânicos que não estão diretamente envolvidos nos processos de crescimento, desenvolvimento e reprodução dos organismos) e as propriedades farmacológicas dessas substâncias estão relacionadas a características de clima, solo, entre outros. Logo, cultivá-la em casa não garante a eficácia e segurança da planta como fitoterápico”, adverte.

Erva tropical

Além de ajudar a quem sofre de artrose, artrite reumatoide e inflamação nas articulações, a canela de velho também ajuda a combater os incômodos de tendinites, torcicolo, dores na coluna, torções nos pés, bursites, hérnias de disco, complicações de diabetes e doenças estomacais e intestinais. Para completar seu poder benéfico, ela também ajuda a purificar o sangue e atua contra os radicais livres.

Originária das regiões tropicais, a miconia albicans é abundante no Brasil e é muito comum encontrá-la no Cerrado e também pode ser encontrada nas regiões norte e nordeste do Brasil e apresenta em cada lugar nomes diferentes. Ela é comumente usada como chá (recomenda-se usar 10 folhas para cada 1 litro de água), extrato ou em cápsulas.

(Foto de abertura cedida por Daniel Carvalho Gonçalves do blog http://wwwplantasquecuram.blogspot.com/)

AlimentaçãoAlimentação SaudávelBeHealthBem-estardestaqueHábitos saudáveisReeducação alimentarVida saudável