Aposte no conforto na hora de praticar ioga e pilates. Veja dicas!
Exercícios de relaxamento e força, como os de ioga e pilates, que desafiam a gravidade precisam ser praticados de forma mais confortável possível.
Net'n Work
Em 16/08/2017 às 08:00
A ioga é uma prática de relaxamento do corpo e da mente, que alonga, relaxa e provoca uma sensação de bem estar em curto, médio e longo prazo. Mas conseguir praticá-la não tarefa das mais fáceis. As posições propostas são muitas vezes complicadas até mesmo para os mais experientes. Para conquistar o equilíbrio aliado ao conforto é aconselhável escolher bem as roupas usadas para se exercitar. Uma peça errada pode, inclusive, atrapalhar os movimentos e tirar a concentração.
Confira dicas propostas pela revista Boa Forma para evitar o desconforto na hora de praticar a filosofia que trabalha a harmonização do corpo com a mente, utilizando técnicas de respiração (pranayamas), meditação e posturas de ioga (ásanas).
Inspire, respire…
- Para começar, roupas de malha, elanca e lycra são as mais indicadas para dar conforto. “E quanto menos costura, melhor, por causa do atrito”, explicou a professora de ioga Milla Monteiro, de São Paulo, à revista.
- Peças justas, desde que de tecidos que esticam, devem ser priorizadas. “Roupas muito largas podem cair sobre a face da pessoa durante as posturas invertidas”, alertou o professor de ioga Rajiv Lochan ao site Personare.
- Na hora de eleger as roupas para a prática, estampas muito chamativas também devem ser evitadas. “Peças excessivamente estampadas ou chamativas podem comprometer sua atenção ou a dos demais praticantes, no caso de aulas em grupo. Para praticar ioga, simplicidade e conforto bastam”, sentenciou Rajiv.
- Mas para quem não abre mão de um look fashion, uma boa notícia: de acordo com a revista Boa Forma, como essas práticas são de baixo impacto, os tops não precisam priorizar a sustentação e podem ser cheios de estilo e recortes.
- Outra dica da publicação diz respeito ao calçado para se praticar ioga ou pilates. Caso o praticante prefira, sapatilhas com solado emborrachado evitam escorregões. Mas não existe qualquer impedimento de fazer as aulas com os pés no chão.