Como se preparar para sua primeira maratona

Encontre sua motivação Antes de começar é preciso ter claro o propósito de encarar um desafio desse tamanho, pois é isso o que vai fazer com que você passe por
Em 21/10/2019 às 16:18

Encontre sua motivação

Antes de começar é preciso ter claro o propósito de encarar um desafio desse tamanho, pois é isso o que vai fazer com que você passe por todas as dificuldades do processo sem desistir. E acredite, serão muitas. “Pergunte-se: ‘O que eu vou ganhar com isso? Por que é importante para mim fazer isso?’. Guarde bem a resposta; ela será indispensável até o último passo na linha de chegada”, orienta a psicóloga do esporte, Carla Di Pierro.

Faça um check-up médico (de forma inteligente). Hoje já é possível fazer todos os exames de que você precisa de uma só vez. No Instituto Vita, por exemplo, há o Dia do Corredor, um pacote de exames que, juntos, avaliam o praticante de corrida em sua totalidade, em apenas duas horas e meia.

Primeiro ciclo de treino

Base preparatória (3 x por semana = 35 km)

“Não pense na maratona”, diz Marcos Paulo Reis, da MPR. “É importante que você já corra ou tenha corrido um percurso de 10 quilômetros. A partir daqui, os treinos serão para aumentar volume e chegar dos 18 aos 21 quilômetros, e assim por diante. O foco será em força e resistência.”

  • Faça a inscrição da prova 9 meses antes

Segundo ciclo de treino

Melhorar o padrão de velocidade (3 a 4 x por semana = 45 km)

“É hora de ser mais competitivo, evoluir seus limiares”, diz Reis. “Nos treinos, trabalhos de tiro vão ajudar a ganhar velocidade. É hora de focar em provas de meia maratona, ou seja, finalizar os 21 quilômetros.”

  • Reserve o hotel 6 meses antes

Terceiro ciclo de treino

Manutenção de velocidade e distância (3 a 4 x semana = 45 km)

Não se afobe, isso pode acabar com todo o planejamento. “O mais importante para uma maratona é treinar de forma contínua”, explica Reis. “No caso da Maratona do Rio, esse ciclo coincidirá com as festas de fim de ano, portanto, tente manter a velocidade e as quilometragens. O importante é não parar.”

Treine no horário da prova

Talvez você faça treinos noturnos no dia a dia, sem problema. Agora, tente adequar o horário do seu treino ao da prova, para seu corpo se adaptar.

  • Comece a usar o tênis da prova. E o boné, e a bermuda, e a meia…

Quarto ciclo de treino

Maiores distâncias (3 a 4 x por semana = 55 km)

Essa é a reta final. Você não precisa estar correndo a distância total de uma maratona em treinos. “Se o atleta conseguiu correr 30 quilômetros em treino, pelo menos duas vezes durante esse ciclo, vai conseguir terminar a maratona”, garante Reis. O ideal, no entanto, é completar a distância de 35 quilômetros em um treino deste ciclo.

Treine a alimentação que fará no dia

Gel de carboidrato, cápsulas de sal, bebida hidroeletrolítica… É pouco provável que você consuma essas coisas no dia a dia, mas em uma prova de 42 quilômetros elas são indispensáveis.

Últimas três semanas

Redução gradativa (3 x por semana = 35 km)

Diminua gradativamente o volume de treinos. “Quando faltarem apenas três semanas, descanse. Faça apenas corridas soltas e recreativas”, indica Marcos Paulo Reis.