Comissárias de bordo ensinam a amenizar desconfortos em voos longos
Enfrentar uma viagem longa de avião causa uma série de desconfortos ao corpo e à saúde. Um voo direto para os Estados Unidos, por exemplo, costuma levar em média 11 horas; para a Europa, 13 horas. Isso significa que o passageiro passa muito tempo acomodado na poltrona sentado na mesma posição sem se mexer. A falta de movimento somada a baixa umidade do avião desidrata o organismo e aumenta a retenção líquida, provocando inchaço no corpo. A mudança de fuso horário também pode provocar o chamado jet lag social, uma fadiga que causa irritabilidade, insônia, mal-estar.
Leia também:
– Medite por 10 minutos no trabalho e mude seu dia
– Descubra como a meditação tem ajudado a vida de CEOS de grandes empresas
O site Women’s Health ouviu algumas comissárias de bordo que deram dicas para amenizar alguns inconvenientes durante a viagem. Dentre suas sugestões estão evitar alimentos antes da decolagem e ingerir gengibre, que é anti-inflamatório e ajuda na digestão, impedindo náuseas. Acalmar a mente com a meditação durante o voo também faze parte das sugestões das aeromoças que recomendam o viajante a manter contato com a natureza assim que desembarcar de uma longa viagem. Respirar o ar puro ajuda a aliviar o estresse e relaxa a mente.
Veja as dicas propostas pelas comissárias de bordo para uma viagem tranquila
1. Hidrate-se
Dentro do avião a umidade é baixíssima, então manter o corpo hidratado (com água e também hidratantes corporais) é fundamental para evitar dores de cabeça.
2. Leve um kit dos sonhos
Travesseiro de pescoço, fones de ouvido para minimizar os ruídos e uma máscara para driblar a claridade são essenciais para viagens longas.
3. Massageie-se
Um pequeno massageador de mão pode eliminar dores nas costas e até um torcicolo.
4. Caminhe
Nunca fique sentado durante todo o voo. Mesmo que você tenha que incomodar o passageiro ao lado, se possível de hora em hora levante-se e ande pela aeronave – aproveite para ir ao banheiro ou beber mais um copo de água.
5. Desligue a TV
Durante a viagem aproveite para fazer tarefas práticas de organização do sem tempo que não sempre adiadas, como responder alguns e-mails, planejar horários, etc.
6. Evite comer próximo a decolagens e pousos
Nestes momentos a pressão nos voos é tanta que provoca inchaços no intestino por causa dos gases nos alimentos. Para aliviar essa sensação, mastigue pedaços de gengibre.
7. Corte carboidratos
Opte por proteínas, vegetais e frutas para evitar sentir-se pesado durante as viagens.
8. Medite
Se tem dificuldade de dormir durante as viagens, feche os olhos, respire pausadamente e relaxe pensando em cada parte do seu corpo a partir dos pés.
9. Respire
O sistema de ventilação das aeronaves joga para dentro metade ar puro, metade ar reciclado. Para se sentir melhor, aponte o bocal do ar condicionado para o seu colo e respire fundo.
10. Faça o seu fuso horário
Se vai passar apenas uma noite (ou poucas horas do dia) em um local, não altere seu relógio. Fazer o que você está acostumado nas mesmas horas minimiza o jet lag. Se vai ficar mais tempo, mantenha o horário do país de origem até o final da primeira noite. No dia seguinte acorde cedo e se exponha ao sol por pelo menos 15 minutos para redefinir seu relógio biológico.
11. Procure a natureza
Após um voo longo tente reconectar-se em contato com o verde. Respirar ar puro olhando belas paisagens comprovadamente melhora o humor e alivia o estresse.