Comandante da marinha americana lista 12 características para ser um bom líder
Depois de 20 anos atuando como comandante na SEAL, Força de Operações Especiais da Marinha norte-americana, Jocko Willink se aposentou, mas seguiu carreira ensinando lições aprendidas em combates, a clientes corporativos. Em entrevista a Business Insider, Willink explicou que para liderar – especialmente em situações adversas – é preciso adquirir certas habilidades específicas. “Assim como a disciplina e a liberdade são forças opostas que devem ser equilibradas, a liderança exige encontrar o equilíbrio na dicotomia de muitas qualidades aparentemente contraditórias entre um extremo e outro”, detalhou. E listou as 12 principais características que todo bom líder deve ter.
Além de comandar, um líder também deve saber a hora de seguir – em determinadas situações os funcionários podem ter uma melhor e mais ampla visão sobre determinado problema. “Um bom líder devem acolher isso, deixando o ego de lado para garantir que a equipe tenha a maior chance de alcançar seus objetivos estratégicos”, instruiu Jocko Willink.
O bom líder
- Um líder deve ser agressivo, mas não excessivo – é preciso ser firme na hora de liderar, mas acessível o suficiente para que seus funcionários se sintam confortáveis para mostrar novas ideias e preocupações.
- Um bom líder deve manter-se calmo, mas não ser robótico – ataques de fúria fazem com que um líder perca a razão e o respeito. Ao contrário disso, expresse sim sua raiva e frustração, mas de forma contida, para que sua equipe entenda onde está o erro, sem se sentir acuada.
- Um líder deve se sentir confiante, mas sem arrogância – passar confiança para a equipe é fundamental, mas cuidado com a linha tênue que separa confiança de arrogância.
- Um líder deve ser corajoso, mas também prudente – nos dias de hoje, de informações rápidas, não se pode esperar muito para tomar decisões, é preciso ter coragem para dar mais um passo. Mas antes disso – o que não significa ser moroso – saiba planejar suas metas e prever desafios.
- Um líder deve querer sempre ganhar, mas também saber perder – é preciso encorajar a equipe a buscar sempre o alto nível para driblar a concorrência. Mas se algo não vai de acordo com a expectativa do líder, é preciso reconhecer o fracasso e melhorar determinado ponto para continuar progredindo.
- Um líder deve estar atento aos detalhes, mas não obcecado por eles – é preciso saber monitorar de perto as tarefas mais complexas, mas não se ater a cada mínimo detalhe em detrimento do conjunto final.
- Um líder deve ser firme, mas ao mesmo tempo resiliente – saber conduzir a equipe, motivá-la, mas também reconhecer limites para não esgotar ninguém nem física, nem emocionalmente.
- Um líder deve ser humilde, mas não passivo – é preciso manter os egos sob controle e a mente aberta ao outro. Fale quando essencial, defenda sua equipe e saiba reverter uma decisão que está afetando o resultado final do trabalho.
- Um líder deve conhecer seus funcionários, mas sem ter preferências – estar conectado a sua equipe é fundamental, conhecer um pouco sobre a vida de cada um com quem convive. Mas não a ponto de tornar uma pessoa mais importante que outra, ou que o resultado final do trabalho.
- Um líder deve ser total responsável por erros e acertos, mas deve saber delegar – não importa se o resultado final foi bom ou ruim: ele sempre será responsabilidade do líder, que com seu comando atingiu sucesso ou fracasso. Por outro lado, durante o processo é preciso saber delegar funções sem que seja necessário o monitoramento de todas as ações.
- Um líder não tem que provar nada, mas ao mesmo tempo, tudo – o líder é o responsável por toda a equipe, bem como sobre o resultado final do trabalho. Quanto a isso, nada precisa ser provado. Por outro lado, através do exemplo diário, um líder deve mostrar que consegue comandar com calma, discernimento e confiança em seus liderados.