Conheça o cânhamo, um superalimento derivado da Cannabis

Além da maconha, droga com efeitos psicoativos, o cânhamo também é originário da Cannabis Sativa e vem se mostrando um superalimento
Conheça o cânhamo, um superalimento derivado da Cannabis
Crédito: Net'N'Work
Em 23/08/2017 às 08:00

Falar em Cannabis Sativa, para muitas pessoas, é o mesmo que se referir a maconha, droga com efeitos psicoativos. No entanto, por trás da mesma planta existe o cânhamo, com quantidades muito pequenas de tetra-hidrocanabinol (THC), incapazes de produzir tais efeitos. Seu uso é tipicamente industrial, para a confecção de óleos, pomadas e outros produtos, mas de uns tempos pra cá a planta ganhou status de superalimento e já foi liberada para ser consumida livremente nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, como informou o ABC News.

Cânhamo: um superalimento

Em lojas de produtos naturais, nesses países, o cânhamo pode ser encontrado em forma de barrinhas energéticas, óleo, farinha e até associado a chocolates com alto teor de cacau. O boom do produto nas prateleiras ocorreu após estudos revelarem que, em sua forma bruta, o cânhamo é riquíssimo em proteínas, perdendo apenas para a soja em quantidade. Mas como sua proteína é mais parecida com a encontrada no nosso sangue, ela é ainda melhor absorvida e digerida pelo corpo.

Estudos vêm mostrando também que consumir sementes cruas de cânhamo ajuda a reduzir a pressão arteri al, o colesterol, acelera a perda de peso, controla os níveis de açúcar no sangue, reduz inflamações e aumenta a imunidade. E o óleo produzido pela semente também tem propriedades altamente nutritivas, sendo um excelente aliado para cuidar dos cabelos e da pele. Outros estudos com o óleo ainda estão em andamento, mas já existe a promessa de que a substância seja eficaz no tratamento de eczemas e até câncer de pele. Um verdadeiro combo para o bem-estar.

Curadoria: ABC News, MedicalJane

Alimentação SaudávelBeHealthBem-estardestaqueSaúdeSuperalimento