Câncer de pele: tudo que você precisa saber para evita-lo
Dezembro é o mês da conscientização sobre o câncer de pele. Você sabe como se prevenir?
Seja sincero: você aplica protetor solar diariamente, mesmo em dias sem sol, ou quando não vai sair do escritório? A maioria das pessoas ainda não aderiu a esse hábito essencial para evitar casos de câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele, que se divide entre dois tipos: os melanomas, que são mais agressivos e têm alta possibilidade de metástase (a média da sobrevida é de apenas três anos), e os basocelulares, mais simples de serem tratados.
Para estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu iniciou ao movimento de combate ao câncer da pele batizado Dezembro Laranja (#dezembrolaranja). Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país.
Veja cinco dicas básicas da SBD para evitar e diagnosticar casos de câncer de pele
1 – Evite exposição solar nos horários de maior incidência solar (das 10h às 16h)
2 – Use diariamente protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a intervalos de duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água
3 – Use chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo
4 – Visite um dermatologista uma vez por ano para fazer um mapeamento das pintas
5 – Fique atento a pintas com assimetria, bordas irregulares, cor variável, diâmetro maior que
seis milímetros e com alterações na aparência que podem sinalizar perigo