Raw food: aprenda uma receita de brownie que não vai ao forno
Não é preciso se privar completamente do doce para se manter na dieta. Mas, claro, desde que seja uma guloseima saudável, funcional e, de preferência, prática. Essa é a proposta do brownie raw, receita que nem ao menos vai ao forno. A cozinheira Rafaela Ramallo ensina ao Be Bang o segredo da sobremesa: “A alimentação raw tem entre outros benefícios a melhoria de digestão, de perda de peso, benefícios nos processos inflamatórios e nas atividades energéticas do corpo”, diz Rafaela. E detalha: “Aqui o alimento é ingerido em sua forma mais completa, sem qualquer influência humana ou industrial, mantendo assim todos os seus nutrientes, de forma íntegra, para total aproveitamento da nossa saúde e do nosso corpo”.
Para quem acredita que vai sentir falta do açúcar na receita, um aviso: as tâmaras fazem a função de adoçá-la. Com alto valor nutritivo, a fruta, aliás, tem na sua versão seca base para vários outros doces saudáveis, já que apresenta um nível de açúcar natural ainda maior. Para completar, entre os benefícios da tâmara estão a regularização do intestino e o combate a anemia, uma vez que é rica em ferro. Anote essa receita:
Brownie raw
- 5 colheres de sopa de cacau
- 200 gramas de farinha de amêndoas
- 50 gramas de amaranto em flocos
- 50 gramas de pistache
- 100 gramas de nozes picadas
- 500 gramas de tâmaras sem caroço (trituradas em um processador)
- Raspas de uma laranja
- 3 colheres de sopa de cacau nibs
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
- 2 colheres de sobremesa de gel de chia
Modo de Preparo
Misturar o cacau em pó, a farinha de amêndoas, o amaranto, a canela, as raspas de laranja, as tâmaras e a chia e misture bem. Depois acrescente os nibs de cacau, o pistache, as nozes e misture novamente, desta vez usando as mãos. Em seguida coloque em uma forma coberta por papel manteiga e corte em pedaços.