Autofala: entenda o que é e como utilizá-la

Essa técnica utilizada por atletas para controlar os pensamentos, ansiedade, foco e aumentar a confiança e desempenho pode ser aliada de qualquer pessoa
Autofala: entenda o que é e como utilizá-la
Em 22/08/2018 às 07:00

Você já deve ter visto durante algum evento esportivo: o atleta “fala sozinho”, diz palavras de incentivo sussurrando, em voz alta, ou até gritando para si mesmo.

Na final do Grand Slam de Wimbledon, que aconteceu em julho, por exemplo, o tenista Kevin Anderson não parava de repetir em voz alta palavras de auto incentivo. Ele já revelou que essa é uma tática para estar mais presente, manter o foco e acreditar no melhor resultado. O tenista não é o único. A autofala é uma técnica, utilizada principalmente por atletas, que consiste em estabelecer um diálogo positivo consigo mesmo.

Esse diálogo pode ser externo/verbal (quando se fala ou sussurra algo para si mesmo) ou interno/mental (quando o diálogo acontece mentalmente) e tem como objetivo narrar instruções de um exercício, se motivar ou aumentar a confiança, e até para interpretar sentimentos e emoções.

Apesar de ser frequente nos esportes, essa técnica pode ser muito útil antes de reuniões importantes, palestras, discursos, testes e outras situações que nos tiram da zona de conforto.

Entenda como usar a autofala:

  1. Tanto na vida, quanto nos esportes, sempre que for fazer algo novo, se prepare falando em voz alta todos os movimentos, ações e discursos que deve usar na hora H, assim, quando precisar executá-los, sua mente já terá um registro daquilo;
  2. Escolha palavras-chave que remetam a um comportamento ou resultado desejado, como força, eu consigo, vou chegar lá, sou forte. Assim, seus pensamentos e sua atenção estarão no resultado desejado, e você vai conseguir ignorar outros fatores como o público ou o medo;
  3. A autofala deve ser curta, objetiva, e principalmente deve estar diretamente relacionada à tarefa que deseja realizar. Por exemplo: discurso perfeito, corrida veloz, força e desempenho.
  4. Sempre que realizar a autofala escolha palavras positivas. Ao invés de dizer, não erre, diga acerte! Isso condiciona seu cérebro ao sucesso da ação. Ao contrário, pensamentos (ou autofala) negativos podem atrapalhar a performance.