Aprenda a dexintoxicar o organismo após os exageros alimentares

Após as festas de fim de ano acontece uma ‘ressaca alimentar’ por conta dos exageros do excesso de comida e bebida. Mas como desintoxicar o corpo desse exagero? Nessa época a dieta é deixada de lado e alimentos saudáveis consumidos ao longo do ano são substituídos por comidas cheias de sal, açúcares, gorduras e conservantes químicos. Como resultado, a balança logo acusa que o corpo está mais inchado.
Leia também:
– Stress – e não açúcar – é o verdadeiro vilão do plano alimentar
– Ano novo, vida nova! Veja 5 alimentos que vão impulsionar sua energia
– Pílula de carvão é o novo detox para consumidores de suco nos EUA
A nutricionista funcional Clara Fonseca informa que alimentos servidos nessa época do ano, como peru, presunto, pernil, maionese, farofa, panetone… Colaboram e muito para intoxicar o organismo. “Esses alimentos contém excesso de sódio, de açúcar, de farinha refinada e corantes/conservantes que deixam nosso corpo mais lento e com dificuldade de realizar seu processo natural de desintoxicação”.
Alimentos saudáveis
-
Nutricionista Clara Fonseca.
Para ajudar no processo de desintoxicação, Clara recomenda logo após as festas a ingestão de alimentos saudáveis. “O ideal é começar uma alimentação mais leve, com mais frutas, legumes e verduras. Deve-se também aumentar o consumo de água para auxiliar o corpo a entrar no ritmo normal”, sugere. Para calcular a quantidade ideal do líquido a ser ingerida, a nutricionista ensina multiplicar o peso corporal por 0,035 (Exemplo: peso, 60kg x 0,035 ml de água. Resultado: 2,1 litros de água por dia).
Leia também:
– Retenção líquida: conheça 6 recursos naturais para combater
– Saiba qual é a quantidade de comida ideal para sua necessidade
Alimentos industrializados e refinados devem ser abolidos para quem quer se desintoxicar. No cardápio devem ser incluídos couve, brócolis, couve-flor, abobrinha, folhas de beterraba, salsa, cebolinha, coentro, hortelã, limão, abacaxi e frutas vermelhas. “Eles são bons exemplos de alimentos que facilitam a desintoxicação”.
Para impulsionar o processo de desintoxicação, a nutricionista sugere a ingestão de uma mistura de chá de carqueja com chá de boldo. A nutricionista alerta que é importante usar a erva seca e não a de saquinho. “Pode fazer uma colher de sopa de cada erva para 500ml de água fervente. Deixar abafado por 5 minutos, coar e beber.”
Outra sugestão de Clara Fonseca é fazer uma sopa detoxificante ou simplesmente, detox. Anote a receita:
Sopa detoxificante
Ingredientes:
1 cebola grande picada
2 cenouras fatiadas
1 xícara de rabanete
1 xícara de raízes: nabo, batata baroa ( escolher 1)
2 xícaras de verduras: couve, brócolis, couve flor, folhas de beterraba, repolho, salsinha, dente de leão, coentro (escolher 2 tipos)
2 talos de aipo
2 fatias de gengibre fresco
1 dente de alho
Se disponível acrescente: 1 xícara de shitake fresco ou desidratado.
Modo de Preparo:
Acrescente todos os ingredientes e cozinhe. Após cozido, bata no liquidificador. O Shitake pode ser acrescentado ao final da preparação.