Aprenda 6 exercícios que aumentam a função cognitiva do cérebro

Especialistas acreditam que atividades físicas trazem benefícios para a memória, aumenta foco e o sistema cognitivo, evitando seu declínio
Aprenda 6 exercícios que aumentam a função cognitiva do cérebro
(Créditos: sifotography/123RF)
Em 11/12/2017 às 08:00

Uma leva de estudos recentes descobriu que fazer exercícios traz benefícios para a saúde cerebral. Com base nessas pesquisas, o site Activebeat aponta seis atividades que melhoram a memória, o foco e o sistema cognitivo, evitando seu declínio.

Segundo a reportagem, qualquer tipo de exercício faz bem ao sistema nervoso, mas o que mais traz benefícios são as atividades aeróbicas como corrida, caminhada, bicicleta a natação. Isso porque elas aumentam o fluxo de sangue do cérebro ativando a produção das substâncias químicas que regulam o sistema neurotransmissor.

Além dos exercícios, existe um superalimento que ajuda  a estimular as funções físicas e cognitivas. A cafeína! Quer saber como a cafeína pode te ajudar a alcançar a alta performance? Clique aqui!

Veja algumas das atividades listadas pelo Activebeat que ajudam a ativar o cérebro:
1.Sprint para impulsionar a memória

De acordo com um estudo de Neurobiologia de Aprendizagem e Memória do Departamento de Neurologia da Universidade de Muenster, da Alemanha, a maneira mais rápida (literalmente) de melhorar a memória é fazer sprints (corridas de velocidade). A descoberta veio após voluntários se submeterem a sprints de alta intensidade . Os neurologistas testaram os sprints de alto impacto e corridas de baixo impacto e descobriram que os sprints impulsionaram a produção de dopamina melhorada, o fator neurotrófico (uma proteína que desencadeia o crescimento de células nervosas do cérebro ), adrenalina e a melhora em 20% da memória em armazenar palavras.

2. Atividade física aumenta a produtividade

O professor da faculdade de Medicina de Harvard, John J. Ratey, diz que “sem exercício nossos cérebros não podem receber novas informações ou criar novas células”. Um estudo publicado no International Journal of Workplace Health Management, apoia essa afirmação com achados que mostram que, em dias de treino, há um aumento de 23% na produtividade devido a uma maior quantidades de oxigênio fresco que atinge o cérebro, beneficiando seu funcionamento geral.

Leia também:
– Fortalecer a região pélvica é tão importante quanto malhar o corpo
– Veja 5 maneiras de não faltar os treinos e motive-se
– Psicologia positiva: saiba como potencializar sua capacidade

3. Suor para melhor tomada de decisão

O cérebro contém músculo, o que significa que ele precisa tanto de oxigênio quanto o resto do corpo para funcionar de forma eficiente. Estudos publicados na revista Psychophysiology, monitoraram um grupo de mulheres. As pesquisas revelaram que as mulheres que praticavam atividade física experimentaram aumento do fluxo de oxigênio para a área de tomada de decisão de seus cérebros (a região frontal anterior), tendo um melhor desempenho do que as sedentárias que não obtiveram o mesmo sucesso.

4. Treino de resistência para melhorar o foco

A concentração que o treinamento de resistência exige do cérebro melhora o foco mental. Mais de 100 estudos científicos diferentes publicados no Journal of Applied Physiology, mostraram que aqueles que realizaram exercícios regulares com levantamento de peso (ou treinamento de força) ficaram mais focados e menos distraídos, tanto durante a prática dos exercícios quanto no dia a dia.

5. Ioga para ter claridade mental

Uma pesquisa da Universidade de Illinois liga a prática regular de ioga a uma melhora na claridade mental e na capacidade de processar os pensamentos. O estudo descobriu que, após uma sessão de ioga de 20 minutos, os estudantes universitários conseguiram processar mais precisamente as informações de uma forma muito mais rápida do que antes.

  • Crédito da Foto: Dmbaker

6. Exercício aumenta a resistência mental

Uma pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology revela que o exercício pode melhorar a resistência mental e também diminuir a fadiga da mente. Os dados relacionam o exercício regular com a capacidade de suportar melhor o cansaço substituindo o “não posso” pelo “posso e consigo”.

BeHealthcérebrodestaqueExercícios físicosFocoHábitos saudáveisIogaMeditaçãoMentePotencializar a MenteRelaxamentoSaúdeSaúde mentalVida saudável