Descubra 6 alimentos ricos em probióticos para incluir em seu cardápio

Os micro-organismo são consideradas bactérias do bem que ajudam o intestino a funcionar melhor e melhoram a absorção de vitaminas do complexo B
Descubra 6 alimentos ricos em probióticos para incluir em seu cardápio
Crédito: royaltystockphoto/123RF
Em 19/01/2018 às 08:00

As ‘bactérias do bem‘ são comumente recomendadas para resolver a constipação intestinal sem precisar recorrer ao uso de remédios. Na verdade, os micro-organismos em questão são os chamados probióticos (entre elas, Bifidobacterium e Lactobacillus, muito associados aos leites fermentados).

Leia também:
– Conheça a canela de velho, erva que promete curar artrite e artrose
– Natação é elixir da juventude? Veja como ela pode ser aliada da longevidade

Esses bacilos ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar a absorção de vitaminas do complexo B, além de amenizar os sintomas da sensibilidade à lactose. O ideal é incluir os probióticos diariamente na alimentação. Em entrevista à revista Boa Forma, a nutricionista Cynthia Antonaccio alerta que os alimentos com probióticos só podem ser submetidos a uma temperatura de até 60º C. Acima disso, eles morrem e o alimento perde o seu efeito.

A nutricionista Cynthia Antonaccio elaborou para revista Boa Forma uma relação com seis alimentos que contém os bacilos e ajudam a manter o bom funcionamento do intestino. A profissional alerta, porém, que os alimentos com probióticos só podem ser submetidos a uma temperatura de até 60º C. Acima disso, eles morrem e o alimento perde o seu efeito.

Confira a lista com alimentos ricos em probióticos
Infográfico sobre alimentos ricos em probióticos

#PraCegoVer:
“Iogurtes – Os iogurtes são ricos em probióticos. Só é preciso tomar cuidado para não consumir os que são ricos em açúcar.
Leite fermentado – Contém lactobacilos vivos em sua composição, mas também podem conter açúcar em excesso.
Kefir – O kefir é uma colônia de micro-organismos que fazem bem para a saúde. A aparência é semelhante a do leite coalhado e o sabor lembra um iogurte, só que um pouco mais ácido. Ele é fermentado por 37 tipos diferentes de micro-organismos em sua colônia, o que garante um alimento bem rico em probióticos.
Queijo e coalhada – Alguns tipos são enriquecidos com probióticos (leia os rótulos).
Missô – Famosa na culinária japonesa, essa pasta é feita a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal.”

AlimentaçãoAlimentação SaudávelBeHealthComidaCorpodestaqueHábitos saudáveisProbióticosSaúdeVida saudável