No pain no gain

5 formas de tratar a dor sem remédio

Superar seus limites na musculação, na corrida, ou em qualquer outro esporte traz ganhos indiscutíveis para sua vida e saúde, mas pode eventualmente trazer também dor.
5 formas de tratar a dor sem remédio
Crédito: Priscila Lacerda @pura____
Em 20/09/2018 às 07:00

Fuja das pílulas e invista nesses tratamentos complementares famosos entre os atletas

Superar seus limites na musculação, na corrida, ou em qualquer outro esporte traz ganhos indiscutíveis para sua vida e saúde, mas pode eventualmente trazer também dor. Dores musculares, nos tendões e ligamentos não devem ser ignoradas, afinal, podem ser sintomas de alguma lesão ou tensão. Mas da próxima vez que sentir alguma dor, não vá correndo procurar a cartela de remédios. “Pílulas podem ajudar com a inflamação a curto prazo, mas elas não ajudam seu corpo a se recuperar e se curar a longo prazo”, explica Adam Graves, fundador da Colorado Natural Medicine. Em vez disso, tente algumas dessas formas alternativas para controlar dores agudas e crônicas.

1 – Banhos de gelo

Você já se perguntou por que os maratonistas mergulham em uma banheira de gelo depois de correr os 42 quilômetros? Mergulhar o corpo em uma banheira com água fria e muito gelo acalma a inflamação aguda nas articulações e músculos. Funciona assim: o gelo atua comprimindo os vasos sanguíneos, que empurram o sangue de volta para o seu núcleo, e depois que você sai do gelo e se movimenta, esse sangue retorna aos seus músculos livre de boa parte das toxinas. Quanto mais rápido você entrar na água depois da atividade física, menos dor sentirá.

2 – Dieta anti-inflamatória

A inflamação é a raiz de quase toda a dor, por isso comer alimentos integrais ajudará a reduzir o desconforto de dentro para fora. Pense em carnes magras, como peixe e frango, frutas e legumes, nozes e sementes.

3 – Acupuntura

Quando o acupunturista insere agulhas no seu corpo, você pode liberar endorfinas, o que naturalmente alivia a dor. Além disso, o corpo reconhece as picadas como microlesões e trabalha para repará-las, as agulhas também causam dilatação dos vasos e aumentam a irrigação sanguinea na região tratada.

4 – Rolo de espuma

Existe um bom motivo para você rolar em cima de um cilindro de espuma. A dor pode vir de aderências na fáscia, um tecido que reveste todos os músculos, tendões e órgãos sem interrupção, e o corpo tem que curar isso com colágeno. O rolo de espuma ajuda a suavizar e realinhar a maioria das fibras no tecido danificado e promove o aumento do colágeno.

5 – Kinesio Taping

Você já deve ter visto atletas em plena atividade com fitas coloridas estrategicamente coladas ao corpo. A bandagem elástica, ou Kinesio taping, é uma técnica que foi criada no Japão nos anos 1970. Quando você a coloca sobre os músculos, ela cria uma leve fricção na pele, que ajuda os gânglios linfáticos a drenarem com mais eficiência, proporcionando melhor circulação aos músculos. Também pode ser colocado sobre as articulações tensas e os tendões para agir como um suporte suave. Geralmente, a fita ajuda a aumentar a circulação e o relaxamento muscular.