Descubra 5 erros ‘secretos’ que te impedem de ter um corpo musculoso e sem gordura

Entenda o porquê de mesmo tendo uma alimentação regrada, treino intenso com peso e exercícios aeróbicos não se consegue a hipermetrofia
Descubra 5 erros ‘secretos’ que te impedem de ter um corpo musculoso e sem gordura
Crédito: nikolasjkd/123RF
Em 29/01/2018 às 08:00

Sua alimentação é regrada, seus treinos são  intensos mas mesmo assim você não consegue conquistar um corpo musculoso, definido e sem gordura localizada? O site Bodybulding.com listou alguns fatores que podem ser apontados como os responsáveis pelos ‘sabotadores da boa forma.’

A lista foi elaborada pelo PhD em fisiologia do exercício Jim Stoppani. Ele citou cinco motivos quase imperceptíveis que podem detonar a boa forma física.

Confira as 5 erros que podem estar te impedindo de conquistar um corpo musculoso
  • Infográfico '5 erros que podem estar te impedindo de conquistar um corpo musculoso': "Corte drástico de calorias – Para emagrecer é comum cortar o máximo de calorias possível. Mas este é um erro, na opinião de Jim. Para o profissional, é equivocado também excluir os carboidratos da alimentação, com dietas como a cetogênica (Keto), por exemplo. “O problema com a dieta é que seu corpo passa a lutar constantemente para evitar muita perda de gordura”, explicou. A sugestão de Jim é comer alimentos saudáveis e fazer pequenos cortes de carboidratos (cerca de 200 calorias por dia) sempre que seu corpo atingir um platô (parar de perder gordura). Escolha errada de exercícios – Para Jim Stoppani é um erro achar que fazer exercícios de cardio de baixa intensidade e por mais tempo é o melhor jeito de queimar gorduras. “Estudos mostram que aqueles que fazem alguma forma de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), alternando ciclos de treinamento completo com fases de recuperação mais lentas, perdem cerca de duas vezes mais gorduras corporais do que os que optam por um cardio lento e estável. E isso sem falar no fato de que quem faz o HIIT gasta muito menos tempo se exercitando!” Pesos muito leves – Outra escolha errada, segundo Jim, é apostar em exercícios usando pesos leves para que se consiga fazer muitas repetições. Pesquisadores da Universidade Norueguesa do Desporto e da Educação Física concluíram que usar mais peso e fazer menos repetições aumenta a taxa metabólica de repouso (após o treino). “Estou falando de uma carga que limita a 8 repetições por série”, orientou Jim. Descansos muito longos – Para Jim, o tempo em repouso entre um exercício e outro pode atrapalhar não só o seu rendimento, como também minimizar a perda de gordura. O fisiologista orienta reduzir drasticamente esse descanso, ou mesmo substituí-lo por aceleração cardio. “Isto pode poupar tempo na academia e melhorar a queima de gordura”, ensinou. Outra dica é fazer os chamados supersets, quando dois ou mais exercícios são combinados e executados um após o outro, sem descanso. Não fique sentado por longos períodos – Não é apenas o que você come e faz na academia que vai definir o seu corpo. Jim Stoppani alerta que permanecer sentado por muitas horas também pode diminuir suas chances de ter um corpo musculoso. Pesquisas realizadas na Austrália concluíram que mesmo pessoas ativas, mas que passam mais de 40 minutos por dia na frente da TV acumulam mais gordura na região da cintura, têm a pressão arterial mais elevada e níveis mais altos de glicose no sangue do que aqueles que assistem menos TV. O profissional orienta trocar elevadores por escadas, estacionar o carro um pouco mais longe e levantar a cada 20 minutos nem que seja para um leve alongamento ou uma volta pelo escritório."

    #PraCegoLer
    Corte drástico de calorias – Para emagrecer é comum cortar o máximo de calorias possível. Mas este é um erro, na opinião de Jim. Para o profissional, é equivocado também excluir os carboidratos da alimentação, com dietas como a cetogênica (Keto), por exemplo. “O problema com a dieta é que seu corpo passa a lutar constantemente para evitar muita perda de gordura”, explicou. A sugestão de Jim é comer alimentos saudáveis e fazer pequenos cortes de carboidratos (cerca de 200 calorias por dia) sempre que seu corpo atingir um platô (parar de perder gordura).
    Escolha errada de exercícios – Para Jim Stoppani é um erro achar que fazer exercícios de cardio de baixa intensidade e por mais tempo é o melhor jeito de queimar gorduras. “Estudos mostram que aqueles que fazem alguma forma de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), alternando ciclos de treinamento completo com fases de recuperação mais lentas, perdem cerca de duas vezes mais gorduras corporais do que os que optam por um cardio lento e estável. E isso sem falar no fato de que quem faz o HIIT gasta muito menos tempo se exercitando!”
    Pesos muito leves – Outra escolha errada, segundo Jim, é apostar em exercícios usando pesos leves para que se consiga fazer muitas repetições. Pesquisadores da Universidade Norueguesa do Desporto e da Educação Física concluíram que usar mais peso e fazer menos repetições aumenta a taxa metabólica de repouso (após o treino). “Estou falando de uma carga que limita a 8 repetições por série”, orientou Jim.
    Descansos muito longos – Para Jim, o tempo em repouso entre um exercício e outro pode atrapalhar não só o seu rendimento, como também minimizar a perda de gordura. O fisiologista orienta reduzir drasticamente esse descanso, ou mesmo substituí-lo por aceleração cardio. “Isto pode poupar tempo na academia e melhorar a queima de gordura”, ensinou. Outra dica é fazer os chamados supersets, quando dois ou mais exercícios são combinados e executados um após o outro, sem descanso.
    Não fique sentado por longos períodos – Não é apenas o que você come e faz na academia que vai definir o seu corpo. Jim Stoppani alerta que permanecer sentado por muitas horas também pode diminuir suas chances de ter um corpo musculoso. Pesquisas realizadas na Austrália concluíram que mesmo pessoas ativas, mas que passam mais de 40 minutos por dia na frente da TV acumulam mais gordura na região da cintura, têm a pressão arterial mais elevada e níveis mais altos de glicose no sangue do que aqueles que assistem menos TV. O profissional orienta trocar elevadores por escadas, estacionar o carro um pouco mais longe e levantar a cada 20 minutos nem que seja para um leve alongamento ou uma volta pelo escritório.

AlimentaçãoAlimentação SaudávelBeHealthBoa FormaCorpocorpo musculosodestaqueEstilo de vidaExercíciosExercícios físicosHábitos saudáveismusculosoSaúdeTreino