@agoracorre

5 erros que os corredores de elite cometem; aprenda e não faça

Por diversas vezes, assisti grandes atletas de elite baterem direto no muro e quebrarem no meio ou no final das provas
5 erros que os corredores de elite cometem; aprenda e não faça
Em 11/02/2020 às 15:27

Por diversas vezes, assisti grandes atletas de elite baterem direto no muro e quebrarem no meio ou no final das provas. O que me fez pensar em escrever para eles!

E aí, você sabe quais são os principais erros cometidos pelos atletas de elite? Vou falar sobre os que entendo como principais:

1º erro: se inscrever para muitas competições sucessivas

Vários atletas de elite quando estão em ascensão querem dar o máximo de si, melhorar a cada dia e obter grandes resultados. A cada corrida um novo desafio e acabam colocando muitas vezes os pés pelas mãos. Se inscrever em muitas competições sucessivamente atrás de premiações pode ser um grande erro na estratégia.

Ninguém consegue se manter no ápice do desempenho por um longo período. Após atingir o pico, é inevitável que a performance comece a cair e os resultados passem a piorar.

Por isso, definir as provas é uma escolha estratégica feita pelo atleta e o seu treinador. Definir quais corridas servirão como treino e quais provas que irão buscar resultados expressivos é muito importante para evolução do atleta. O corpo precisa de descanso adequado para que consiga evoluir na corrida de rua.

2º erro: ignorar seu treinamento

Não confiar no seu treino ou na programação que foi proposta pelo seu treinador. Isso mesmo, muitas vezes, corredores experientes ignoram seu planejamento e acabam por treinar mais e por conta própria. Muitas vezes se baseia em outros corredores e os seus treinos, fazendo a preparação de uma prova de forma equivocada. Normalmente escondido do seu treinador.  A adaptação para cada atleta nesse nível é de extrema importância, trabalhar seus pontos fortes, mas incansavelmente seus pontos fracos. Vão existir poucos treinos totalmente semelhantes.

Lembre-se, sempre que cada pessoa responde de um jeito diferente aos estímulos de um treino. Por isso, a planilha deve ser individualizada focando a distância e intensidade que tem como alvo.

Esse erro podemos chamar de indisciplina, na qual diversos atletas de elite cometem. E normalmente se lascam.

3º erro: usar roupas novas

Já vi muitos corredores comprar aquele tênis ou roupa dos sonhos na semana da prova. Na empolgação, vai para a corrida sem ter amaciado ou testado de forma adequada as novas aquisições. Daí vem as bolhas nos pés, as axilas e virilhas irritadas, e por aí vai.

Alguns patrocinados, são até mesmo pressionado por marcas a fazer o que podemos chamar de sacrifício, mas o preço se torna muito alto. Ainda mais para um atleta de alta performance que mantém uma alta intensidade durante toda a prova.

Esse erro é muito cometido por atletas experientes, e que pode servir para você como lição do que não se deve fazer. Essa parte é muito simples: não é dia para experimentar nada novo. Apesar de ser, sim, um dia especial, terá muito mais sucesso sem uma roupa nova que o incomode ou um tênis lindo, mas que o machuque. Use qualquer uma das roupas que você já utilizou nos seus treinos e o par de tênis com o qual se sentiu mais confortável.

4º erro: sair do ritmo planejado

Já vi diversos corredores cometerem esse erro durante uma prova, marcar ou tentar correr junto de um corredor desconhecido que está imprimindo um ritmo forte é uma roubada, vacilo total e que pode fazer bater no muro.

É um erro que acometem os amadores e também os experientes, simplesmente por falta de subestimar a estratégia dos treinamentos, ou ser indisciplinado. Uma estratégia bastante difundida entre esses atletas é correr longas distâncias em ritmo constante, e tentar um sprint final.

O ideal é que você estude as provas ao longo da temporada para saber as estratégias a serem usadas e não ser pego desprevenido. Vai que esse tal corredor desconhecido é um coelho da prova ou está fazendo uma prova suicida! Isso pode comprometer o seu resultado, caso tente segui-lo.

5º erro: mudar a alimentação antes da prova.

Diversos atletas inventam moda por se sentir muito à vontade e resolve mudar a dieta ou sair totalmente dela nas vésperas de uma prova. Eu sei que diversos deles deliram com o carbo totalmente liberado, principalmente para provas longas e desgastantes, mas enfiar o pé na jaca pode ser um tiro no pé.

Se alimentar de forma completamente diferente do que você está acostumado é problema, sinal de fumaça, alguma coisa pode dar errado, uma pizza de sabor diferente do usual, uma bebida energética que o seu amigo já toma e lhe oferece um bife de carne vermelha; sendo que você sempre come peixe ou frango na véspera da corrida… Às vezes, esses pequenos detalhes desregulam o organismo e você se sente mal no meio da prova ou até mesmo antes da largada.

Já vi muito cagão de elite. Imagine toda preparação e você com aquela cólica danada?! Tudo bem, pode acontecer, mas não por irresponsabilidade sua. Todas as suas vontades podem ser satisfeitas no final da prova, aí sim é hora de comemorar descansar com os amigos e família e curtir o momento.

Comece pequeno, então cresça rápido. Respeite seu corpo, evoluir se faz sempre necessário.

Se você quer alcançar a sua melhor performance e aprender a ser Elite sem cometer esses erros, o BeBang indica alguns treinamento online. Clique aqui e conheça agora!

Texto collab com @agoracorre