Dicas

5 dicas para cuidar da sua saúde mental

Conhecer e aceitar seus sentimentos e manter uma rotina saudável é imprescindível.
5 dicas para cuidar da sua saúde mental
Em 05/12/2018 às 07:00

Conhecer e aceitar seus sentimentos e manter uma rotina saudável é imprescindível.

Todos conhecemos o básico de como manter nosso corpo em forma. Então, por que não fazemos ideia de como cuidar do cérebro? Reunimos cinco dicas para prevenir – ou resolver – uma crise causada pelo estresse.

1 – Dê nome aos seus sentimentos

Desde crianças é comum ouvirmos frases do tipo “Que foi, vai chorar?”, ou “Engole o choro!”. Na vida adulta, passamos para orientações como “Não chore no trabalho”, ou “Mostre que você é forte”. Isso tudo manda uma mensagem simples para o nosso subconsciente: mostrar sentimentos, principalmente aqueles relacionados à fragilidade, é um problema. O problema é que isso cria uma legião de “analfabetos sentimentais”. As pessoas não sabem se o que estão sentindo é tristeza ou raiva, insegurança ou apatia. Portanto, o primeiro passo é encarar cada sentimento e dar nome a eles. Isso vai ajudá-lo a saber como lidar com cada um deles quando surgirem.

2 – Tenha uma rotina

Primeiramente: durma o suficiente. Comece o dia com uma boa alimentação. Exercite-se e Medite. Essa sequência de ações aciona não apenas o sistema nervoso simpático, mas também o sistema nervoso parassimpático, a parte do sistema nervoso que nos relaxa e faz sentir bem. Acorde sempre 15 minutos adiantado. Começar o dia tendo que correr para resolver o básico deixa nosso corpo em alerta vermelho e você não precisa disso. Construa relacionamentos com pessoas que dão apoio, pessoas com que pode contar. Encontre significado em sua vida e dê em troca. Parece papo de autoajuda, mas isso tudo ajuda a manter a mente mais tranquila.

3 – Lembre-se: o mundo não é justo!

Se alguém fizer algo errado com você, como um colega que te passou a perna no trabalho, por exemplo, ficar obcecado pelo assunto apenas confere mais poder à outra pessoa. Ainda pior, faz você perder tempo. Deixar passar pode parecer ingenuidade, mas isso na verdade devolve o poder a você. Você ganha de volta todo o tempo que teria sido desperdiçado e usa em outra coisa. E, no fim das contas, o problema não é como o outro agiu, e sim como você reagiu àquilo.

4 – Reduz a ansiedade aceitando o pior

Parece contraditório, mas se você se preocupa demais, o ideal é tirar dois minutos por dia, uma ou duas vezes ao dia para levar a preocupação ao nível máximo. Na sua mente, aceite totalmente a possibilidade de que aquilo que você teme, pode acontecer. Sim, você pode perder seu emprego, e aí não poderá pagar as contas, e pode se afundar em dívidas. Não é legal pensar nisso! Mas quanto mais aceitamos nossa falta de controle, melhor ficamos em termos de ansiedade.

5 – Tire um dia para sua saúde mental – e não o desperdice nas redes sociais

Sabemos que você não quer demonstrar fraqueza, mas existe um limite para sua saúde mental. Um pouco de estresse é normal, mas se você se sente incapaz de realizar tarefas básicas do dia a dia sem perder o controle, pode ser hora de parar. Tire um dia durante a semana para resolver problemas pequenos e pontuais: renovar aquele documento vencido, resolver um problema familiar, consultar o médico. Resolver pequenos empecilhos do cotidiano livra sua cabeça para lidar com coisas mais complicadas. Nesse dia, acorde no mesmo horário e sai de casa. Não o desperdice nas redes sociais. Além de ser perda de tempo, elas costumam aumentar os sentimentos de não-pertencimento e o famoso “a grama do vizinho é mais verde”.