Desmistificando

3 mitos sobre metabolismo para deixar de acreditar agora

Reunimos os maiores mal-entendidos que existem sobre metabolismo.
3 mitos sobre metabolismo para deixar de acreditar agora
Em 22/11/2018 às 07:00

Reunimos os maiores mal-entendidos que existem sobre metabolismo.

A rapidez com que nossos metabolismos transformam a comida que ingerimos em energia real – ou armazenam como gordura – varia de pessoa para pessoa. Isso é verdade! Mas você deve estar cansado de ouvir que isso ou aquilo deixa seu metabolismo lento, ou acelerado. Vamos com calma.

Mito 1: Pular refeições deixa o metabolismo lento

Pular refeições não é um bom hábito: seu corpo precisa de uma ingestão constante de calorias e nutrientes. Mas ignorar uma refeição ou outra não será capaz de alterar seu metabolismo. É preciso uma dieta e muita restrição calórica durante um período de tempo elevado para que isso aconteça. Mas uma coisa é certa, se você pular uma refeição aumenta as chances de comer demais na próxima.

Mito 2: Cafeína é a salvação para o metabolismo lento

Sim, uma ou duas xícaras de café ou chá verde aumentam seu metabolismo, mas apenas por um curto período de tempo. Confiar neles regularmente como um meio de aumentar o metabolismo pode causar mais danos do que benefícios, dependendo do seu estado de saúde. Por exemplo, o excesso de cafeína pode atrapalhar os padrões de sono, as condições cardíacas e aumentar a ansiedade em algumas pessoas. O que é verdade: ficar desidratado pode
retardar o seu metabolismo. Então, mais água é melhor que mais café.

Mito 3: O ritmo do seu metabolismo está no seu DNA e não pode ser alterado

Sim, você nasce com alguma predisposição metabólica, influenciada pelo sexo e genética, mas sua taxa metabólica varia de acordo com a idade e hábitos. E há maneiras de interferir no metabolismo. Por exemplo, incorporando mais treinamento de força em sua rotina. Isso ajuda a construir mais músculo, que por sua vez, têm uma maior capacidade de queima metabólica do que gordura. Assim, ao descansar, seu corpo queima naturalmente mais calorias. Faça cardio também, mas para aumentar seu metabolismo por algumas horas depois do treino.