Confira as 20 tendências esportivas em alta para 2018

Pesquisa anual americana lista as modalidades esportivas que farão sucesso em ano de Copa do Mundo
Confira as 20 tendências esportivas em alta para 2018
Crédito: vadymvdrobot/123RF
Em 15/01/2018 às 08:00

Em ano de Copa do Mundo, seria possível antecipar as tendências esportivas que serão sucesso no mundo? A pesquisa anual americana, Worldwilde Survey of Fitness Trends for 2018: The CREP Edition, listou vinte categorias que prometem se destacar em 2018.

Nos últimos 12 anos, os editores da Health & Fitness Journal do American College of Sports Medicine (ACSM) circularam a pesquisa eletrônica para profissionais ao redor do mundo para tentar determinar as tendências de saúde e exercícios para este ano.

À procura de novas tendências

A pesquisa é feita para confirmar e introduzir novas inclinações (não modismos) do mercado que – possivelmente – terão um impacto positivo entre os consumidores.

Em 2017, por exemplo, o Crossfit liderou o ranking e, realmente, acabou se tornando uma das modalidade mais procuradas do mercado esportivo. O estudo aponta que, atualmente, as pessoas têm se preocupado menos em cultuar o corpo visando conquistar mais o bem-estar físico quanto o mental.

Confira as 20 tendências esportivas apontadas como sucesso para 2018:

Hiit – Treino intervalado de alta intensidade seguido de curto período de repouso ou recuperação. Leva menos de 30 minutos. O hiit volta a liderar as tendências esportivas preferidas para 2018 por ser um programa eficiente de curto período de tempo.

Treinamento em grupo – Fazer uma aula de ginástica em grupo, com instrutores é motivacional. Os programas em grupo são desenvolvidos para diferentes níveis de aptidão física e animam os alunos. Os programas de treinamento coletivos existem há muito tempo e estão entre os top 20 para 2018.

Tecnologia wearable – A prática de exercícios usando objetos ligados a tecnologia como óculos, relógios, sapatos, pulseiras, camisas etc. são exemplos de como a tecnologia móvel pode ser inserida em diferentes acessórios para a atividade.

Treinamento com o peso corporal – Esse tipo de atividade trabalha com o mínimo de equipamento e mais com o peso do próprio corpo, o que o torna uma maneira barata de ser exercitar. Exemplo disso, são as flexões de braço feitas na parede ou chão

Treinamento de força – É a já conhecida musculação que figura no topo da lista de atividades preferidas para 2018. O foco foco principal desse tipo de exercício é melhorar e manter a força. Não é incomum ser prescrita por médicos para reabilitação cardiovascular, pulmonar e outras doenças metabólicas.

Exercícios personalizados – A procura profissionais cada vez mais capacitados, com base em cursos educacionais em faculdades, escolas e universidades aumentou. Entra nessa categoria a ginástica laboral, muito utilizada em escritórios, onde se convive diariamente com estresse

Ioga – O ioga de 2018 se apresenta com algumas variáveis que incluiu o Power Ioga, Iyengar Yoga, Ahtanga, Vinyasa Ioga, Kripalu Ioga, Anuara Ioga, Kundalini Ioga e Ioga Sivananda.

Personal trainer – Continuam em alta nas academias. Eles são muito procurados por pessoas com prescrição médica para se exercitar e pessoas que procuram um treino mais personalizado.

Programas para idosos – Com um mercado cada vez mais crescente de adultos idosos, as academias fornecem programas de exercícios seguros e apropriados para a sua idade. São atividades específicas para melhorar o sistema cognitivo e o equilíbrio.

Treinamento funcional – Treino de força para melhorar o equilíbrio, coordenação, força, poder e resistência que têm como objetivo aperfeiçoar as atividades de vida diária. Indicado para adultos mais velhos. O Crossfit, uma das modalidades mais conhecidas desse tipo de treinamento, é mais indicada a atletas ou pessoas já acostumadas à prática de atividades físicas

Exercício e perda de peso – É uma tendência top 20. A combinação de exercício e perda de peso enfatiza a restrição calórica e juntamente com a dieta é essencial para a manutenção da perda de peso.

Exercício e remédio – ‘Exercise is medicine’ é uma iniciativa de saúde global que visa incentivar médicos a recomendar a prática de atividade física para seus pacientes. Fazer exercícios é uma prevenção e tratamento de doenças que deverá ser avaliada e abordada nas consultas.

Personal training para grupos – O treinador continua a oferecer um treino exclusivo e diferenciado para um grupo pequeno de pessoas de duas a três pessoas. O objetivo é ter um trabalho diferenciado de maneira mais econômica do que um personal trainer para uma única pessoa.

Atividades ao ar livre – Caminhadas, canoagem, caiaque e jogos também podem incluir programas de aventura, como viagens de campo ou alpinismo. As atividades ao ar livre podem ser feitas com familiares e amigos em pequenos grupos.

Rolos de flexibilidade e mobilidade – São rolos que fazem um trabalho profundo de liberação miofascial. Os rolos são projetados especificamente para massagear, aliviar a tensão muscular, melhorar a circulação e  aliviar o desconforto.

Licenciamento para profissionais fitness – A tendência na indústria esportiva é a regulamentação de profissionais fitness e personal trainers. No Brasil, os profissionais de Educação Física já o são regulamentados pelos Conselhos Regional e Federal de Educação Física.

Treino de circuito – Parecido aos treinos do HIIT, mas com uma intensidade menor e mais moderada. É realizado com um pequeno grupo que executa cerca de 10 exercícios completados com uma sequência predeterminada com um número específico de repetições.

Wellness Coaching – É a integração entre a ciência da mudança de comportamento com a promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. O wellness coaching oferece um atendimento individual fornecendo apoio, orientação, incentivo e confirmação quando se atinge ao objetivo proposto.

Treino de Core – É um treino específico para dar força e condicionamento aos músculos estabilizadores do abdômen, tóraz e costas. Também inclui exercícios dos quadris, parte inferior das costas e abdômen, que dão suporte para a coluna vertebral e tórax. Esse treino sua dispositivos estabilizadores como bolas de exercício, bolas de BOSU, placas de bambu e rolos de espuma.

Treinamento esportivo – Ocupa o vigésimo lugar no ranking de tendências. Essa categoria nada mais é do que a prática de algum esporte. O treinamento envolve ações coordenadas para se ter um padrão lógico e mecânico para atingir o objetivos.

BeHealthBoa FormaCorpodestaqueEstilo de vidaExercíciosExercícios físicosIogaVida saudável