Descubra 10 maneiras para acelerar a sua perda de peso
Chega um determinado estágio do treino em que o corpo estabiliza. Nem dieta, nem uma rotina de exercícios são capazes de fazê-lo perder peso. É o já famoso efeito platô. Ele é uma reação de adaptação do nosso organismo à dieta, fazendo com que o indivíduo estacione esse processo de emagrecimento. Isso ocorre porque o nosso corpo se acostuma com a nova condição que foi imposta e passa a gastar menos calorias, desacelerando o metabolismo.
As causas para o seu aparecimento são: baixa ingestão calórica, prática excessiva de exercícios físicos, consumo limitado de líquidos e longos períodos em jejum. O site Bodybuilding reuniu 10 dicas para acabar com esse efeito e fazer o corpo voltar a perder peso.
Veja as sugestões listadas pelo site:
Jejum intermitente- Não é uma prática que se adapta a todos, mas algumas pessoas se dão muito bem com ela. A ideia é ter uma janela de oito horas diárias para se alimentar da forma que quiser – lembrando que como a intenção é perder peso, o ideal é que seja seguida uma dieta hipocalórica, evitando a ingestão de açúcares, gorduras e carboidratos em excesso. Depois disso, um jejum de 16 horas deve ser respeitado (incluindo aí as horas de sono), com a prática de exercícios físicos neste período.
Dieta carb cycling- Para quem não consegue viver sem carboidrato, dietas como a cetogênica (tem a ingestão mínima de carboidratos e é rica em gordura) estão fora de cogitação. Mas a carb cycling (também conhecida como carboidrato ciclado) pode ser uma boa alternativa, já que permite mesclar dias com e sem carboidrato optando pelos carboidratos do bem, como frutas, verduras, cereais e legumes. Procure pegar mais pesado na academia nos dias que comer carboidrato e, nos dias sem, faça pequenas refeições com intervalos menores para manter o metabolismo acelerado e estimular a queima de gordura.
Drop set- Consiste em realizar uma série de exercícios até o seu corpo não aguentar mais. Depois disso, reduza o peso da carga pela metade e continue fazendo o mesmo exercício até alcançar a fadiga. Mas tenha cautela e só faça isso com conhecimento e uma alimentação adequada para suportar tanta intensidade. Uma boa ideia é deixar o drop set para um exercício no final do treino.
Planeje suas refeições com antecedência- Uma boa solução é montar as marmitas no comeõ da semana para não precisar contar calorias ou pesar alimentos todos os dias. Quanto mais você consegue comer sem se preocupar com esses detalhes, menos vontade terá de jogar tudo para o alto e atacar uma guloseima. Transforme a hora de sua refeição em um momento de prazer.
Suplementação com L-carnitina – Encontrada na carne animal, em peixes e alguns vegetais, essa substância ajuda o corpo a transformar a gordura em energia. Mas para isso, é claro, ela precisa ser associada a exercícios físicos.
Treino superset – O superset (ou em super série) nada mais é do que treinar dois exercícios diferentes em sequência e sem descanso entre eles. Desta forma, além de queimar mais calorias durante a prática, seu corpo continua queimando depois.
Faça mais cardio- Se o objetivo é acelerar a queima calórica, aumentar os exercícios de cardio pode ajudar. Comece o seu dia com meia hora na esteira ou no elíptico, cinco vezes por semana. Outra boa ideia de gastar calorias é incluir 90 segundos de cardio de alta intensidade (pular corda, por exemplo) entre seus exercícios de musculação.
Suplementação- O óleo de peixe, que já se mostrou benéfico para a saúde, também pode ajudar a emagrecer, se combinado com dieta e exercícios. Assim, uma mistura de ômegas 3, 6 e 9 e o CLA (Ácido Linoleico Conjugado) não só ajudam a reduzir a gordura corporal, como também melhoram a saúde de uma forma geral.
Diminua o ritmo- Quando estamos perto dos nossos objetivos, o corpo tende a diminuir os níveis de energia. Além disso, uma alimentação restritiva pode desacelerar ainda mais nosso organismo. Por isso, quando o corpo pedir, reduza o ritmo de seu treino, se concentrando bem em cada grupo muscular para garantir uma performance mais efetiva.
Descanse – Se o corpo não está mais respondendo bem aos treinos, tire um dia de descanso no meio da semana e volte a se exercitar com mais vontade no dia seguinte.