Siga dez dicas para fazer uma viagem de férias sem surpresas

Confira indicações para não ter surpresas desagradáveis nos dias de descanso
Siga dez dicas para fazer uma viagem de férias sem surpresas
Crédito: 06photo/123RF
Em 02/01/2018 às 08:00
Voo de férias

Crédito: 06photo/123RF

O site Outside Go listou 10 itens para se preparar antes de viajar e, assim, não ser pego de surpresa na hora do embarque e desembarque. Atitudes simples como checar o passaporte antes de sair de casa e até levar uma muda extra de roupas na bagagem de mão são algumas sugestões para evitar dor de cabeça.

O Be Bang selecionou, então, mais algumas dicas com a agente de viagens Roberta Leivas, dona da Best Leivas que atua há 30 anos no mercado. A primeira delas é sempre checar passaportes,vistos e cartelas de vacinas com muita antecedência. “Já tive passageiros que não checaram esses documentos e perto da viagem tiveram que contratar despachantes. Outra dica é verificar a temperatura que estará no destino, um ou dois dias antes da viagem, porque o tempo pode surpreender.”

Leia também:
– Comissárias de bordo ensinam como se sentir melhor durante e após viagens longas
– 
Veja como se livrar das armadilhas alimentares durante voos de longa duração

E todo cuidado é pouco. Até a experiente Roberta quase perdeu um voo na Tailândia. “Cheguei acompanhada de amigas com antecedência no aeroporto de Puket. Vimos o portão de embarque e relaxamos. O problema é que não sabíamos que o portão havia trocado de lugar e, distraídas, não prestamos atenção no que diziam ao microfone. Por sorte uma de nós olhou o relógio e achou estranho a demora da chamada do embarque. Descobrimos que haviam trocado o portão de embarque de lugar. Corremos a tempo e fomos as últimas a entrar no voo.  O que aprendi com essa experiência: fique ligado no horário que abre o embarque e é muito comum mudarem o portão de lugar.”

 Veja as 10 dicas selecionadas pelo Outside Go e tenha uma ótima viagem de férias!
  1. Planeje sua viagem com antecedência – Planeje com 12 meses de antecedência o lugar onde irá se hospedar. Pesquise na internet os melhores hotéis, pousadas ou acampamentos para ficar.
  2. Bagagem de mão – Nela, além dos documentos e objetos de valor, leve uma muda de roupa e uma embalagem com remédios. Em voos onde há muita conexão, é comum haver o extravio de bagagens e não há nada pior do que, ao desembarcar após um voo longo, ficar sem roupas limpas para mudar.
  3. Seguro viagem – Ninguém está livre do imprevisto durante uma viagem. Contratar um seguro viagem antes de deixar o Brasil assegura que você contará com uma ajuda para resolver eventuais problemas como cancelamento de voos, roubos, doenças ou acidentes.
  4. Adaptador de  tomada – Um adaptador de tomada com várias entradas diferentes, adaptáveis a tomadas de países ao redor do mundo é uma dica importante. Já pensou não ter onde carregar a bateria do seu celular ou da filmadora e máquina fotográfica?
  5. Fones de ouvido especiais para crianças – Não há nada mais desagradável durante uma viagem de avião do que uma criança com dor de ouvido. Evite sse problema comprando para o seu filho um fone de cancelamento de ruídos, sistema que consegue bloquear parte – ou quase tudo – dos sons externos ao fone. Eles garantem uma boa noite de sono independentemente da situação do voo.
  6. Viagem com milhas – Cheque com antecedência o tempo que sua operadora irá disponibilizar as milhas para a sua viagem. Procure saber primeiramente a data da viagem e marque no calendário para saber quando elas estarão disponíveis para adquirir a passagem.
  7. Faça cópia dos documentos – Uma das piores coisas que pode acontecer durante uma viagem é perder ou ter roubado o passaporte. Para se prevenir, a dica é tirar uma cópia de todos os documentos antes de embarcar. A sugestão é duplicar também ingressos, itinerários e contatos de emergência. As substituições são muito mais fáceis de obter se você tiver uma cópia em papel na mão
  8. Desconetecte – Que tal manter seu tablet e celular desligados ao chegar ao seu destino? Passar dois ou três dias longe da internet age como uma desintoxicação e dará a possibilidade de reparar nas novidades ao seu redor como gostos, texturas, aromas… Sentidos que deixam uma viagem inesquecível.
  9. Cartão de crédito – Planejar com antecedência detalhes como a liberação do uso de cartão de crédito no exterior é um detalhe que, resolvido de antemão no Brasil, evitará o seu bloqueio durante a viagem.
  10. Conheça o seu destino – Uma vez definido o destino da viagem, estude a cidade a qual irá conhecer. Procure buscar dicas com amigos que já a visitaram, use a internet para pesquisar sobre ela e planeje com antecedência tudo que pretende fazer no lugar.
Bem-estardestaqueEstilo de vidaViagemViagem de Avião